O que vivi no Turismo… Virgílio Carvalho

Virgílio Carvalho

Virgílio Carvalho se diz um aficionado pelo Turismo. O imigrante português que chegou ao Brasil aos 5 anos e começou a trabalhar aos 7, teve seu primeiro contato com a atividade de forma inesperada. Em 1970, um folheto no ônibus informava a ele a existência de um curso livre de Turismo.

Ele tinha acabado de trancar a matrícula no curso de Administração Pública, pois o horário conflitava com seu expediente profissional, e decidiu ingressar no que viria a ser a Faculdade de Turismo Anhembi Morumbi. “Não existia nenhum curso superior de Turismo no mundo e ela foi a primeira, de onde saíram bons profissionais”, resume, rendendo homenagens ao professor Domingos Hernández Peña, “um espanhol bravo que queria fazer do Brasil a maior potência turística.”

De lá para cá, Carvalho se envolveu em diversas áreas – na esfera pública, na iniciativa privada e no meio acadêmico – e foi pioneiro em muitas frentes. Criou o primeiro centro de estudos e pesquisas em Turismo do Brasil, participou da organização da primeira feira de promoção de um destino nordestino na capital paulista, criou o departamento de eventos da Transbrasil, foi um dos responsáveis pela chegada e expansão da rede Meliá no território nacional e participou da democratização do ensino de Turismo no País.

Hoje atuando como consultor de entidades comprometidas com o desenvolvimento do Turismo, ele não deixa de sonhar. Seu maior desejo é criar um clube de férias que possa proporcionar a todo trabalhador brasileiro a chance de ser turista.

Por todo o seu legado e pela capacidade de realização, Virgílio Carvalho é personagem da semana de “O que Vivi no Turismo”, série desenvolvida pelo Brasilturis Jornal para homenagear quem fez e faz a história da atividade no País.

Confira o novo episódio:

Quatro décadas de história

Neste ano, o Brasilturis Jornal, publicação pertencente à Editora Via desde 2016, comemora seu 40º aniversário. Para celebrar a data, homenageia 40 profissionais, com mais de 40 anos de atividades em Turismo, divulgando suas histórias, experiências, dificuldades e conquistas. A cada semana estreia um novo episódio, todos estão disponíveis na Web TV do portal Brasilturis.

Veja também:

Deixe uma resposta