O retorno do turismo receptivo internacional traz consigo o aumento de voos para nosso país e se vê refletido na chegada a Buenos Aires, dos dois primeiros voos da linha aérea (low cost) da Colômbia, Viva Air. É um momento histórico já que a cia aérea nunca havia tido uma rota para a Argentina e também não havia existido um voo sem escalas aos destinos de Medellín e Buenos Aires.

Desta maneira, a Viva Air realizará a rota que unirá Medellín com Ezeiza quatro vezes por semana e terá outras quatro frequências semanais entre Bogotá e Buenos Aires às segundas, quintas, sextas e domingos. As rotas são operadas com um Airbus a320 Neo. Medellín é a segunda cidade mais povoada da Colômbia, com quase três milhões de habitantes, a rota, com um baixo custo, poderá gerar um grande ingresso de turistas provenientes da cidade e arredores à Argentina.

A companhia e o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) iniciaram as conversas para o início dos voos durante a feira Vitrine Turística Anato 2020 e Ricardo Sosa, secretário Executivo do Inprotur, declarou “É um grande passo para a recuperação do turismo receptivo. Viemos trabalhando em conjunto com a Viva Air para que estas rotas possam ser realizadas e graças ao trabalho do ministro de Turismo e Esportes, Matías Lammens e a todo o Instituto, estes voos já são uma realidade. Colômbia e Argentina estarão mais unidas agora e queremos que venham mais colombianos a conhecer nossos destinos.”

“Hoje estamos celebrando os voos inaugurais, fruto da gestão realizada durante dois anos e que iniciou em uma das feiras a qual o Inprotur participa. Já estamos trabalhando promovendo a Argentina para que esses voos se encham de turistas colombianos”, finalizou Sosa.

Por outro lado, Félix Antelo, CEO da Viva Air, acompanhou um dos voos iniciais e expressou sua felicidade pelo início das operações: “É a primeira vez que a Colômbia e a Argentina vão se conectar através de uma linha aérea de baixo custo. Com a entrada da Viva Air, as tarifas em geral caíram entre 40% e 50%. Vai nos permitir aumentar o fluxo de passageiros colombianos e argentinos por ano. Apontamos a ter uma quinta frequência semanal em cada rota a partir de setembro ou outubro deste ano”.

Depois de inúmeros encontros entre as empresas, em abril deste ano se concretizou a autorização da Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) para que a linha aérea low cost possa operar ambas as rotas para a capital argentina. A respeito, Antelo disse: “Quero agradecer ao Inprotur por todo o trabalho como ao Ministério de Turismo e Esportes pela ajuda a promover as rotas aéreas”.

A Viva é uma linha aérea de baixo custo com uma antiguidade de 10 anos. Possui em sua frota a mais de 20 aviões. Conectam a Colômbia com vários destinos nacionais e outros na América como Lima, Cusco, Miami, Orlando, Cancun, México Distrito Federal, Punta Cana e em breve abrirão mais rotas para o Caribe. A partir de 22 de junho também conectarão Medellín com São Paulo.


Leia também: CVC e Viva Air oferecem bloqueios para Orlando com aéreo e hospedagem