WTM Latin America: três razões para participar do Prêmio de Turismo Responsável

Gustavo Pinto, coordenador do prêmio e conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America, elencou três argumentos

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Gustavo Pinto, conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America (Foto - Divulgação)
Gustavo Pinto, conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America (Foto - Divulgação)

As inscrições para o Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America estão abertas e seguem até 30 de novembro. A premiação, de participação gratuita, conta com diferentes motivos para que empresas inscrevam suas iniciativas e ganhem o reconhecimento.

Gustavo Pinto, coordenador do prêmio e conselheiro do Programa de Turismo Responsável da WTM Latin America, elencou três argumentos para as empresas participarem do prêmio: reconhecimento, destaque no mercado e exposição positiva da empresa.

“O prêmio estimula as empresas que já trabalham com iniciativas responsáveis a ampliarem e aprimorarem as ações, ao passo que também as tornam referência nas categorias que conquistam. O mercado por sua vez, aproveita as oportunidades para promover uma atividade mais responsável e correta”, reforçou.

Confira as razões da WTM LAT:

1 – Reconhecimento

Concorrer e conquistar o prêmio implica no reconhecimento das iniciativas que assumem a responsabilidade pelos impactos positivos ou negativos deixados nos destinos em que atuam.

Neste ponto, o trabalho exige tempo, dedicação, envolvimento de equipe e até mesmo investimentos financeiros.

2 – Destaque no mercado

O segundo argumento apresentado pelo coordenador do prêmio vai além do viés comercial das iniciativas, uma vez que cumpre a missão de mostrar ao trade turístico que assumir responsabilidades pode não resultar em gastos extras, pelo contrário.

Organizações que articulam estratégias responsáveis garantem a saúde operacional dos destinos e atividades desempenhadas.

Além disso, players que se destacam em seu setor com a promoção de desenvolvimento sustentável, tornam-se primordiais para a tomada de decisão final do consumidor, indo além da concorrência.


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3 – Exposição positiva da empresa

O terceiro item é a exposição que a conquista de um prêmio gera nos meios de comunicação latino-americanos e, nesse caso, em outros países fora dessa região.

As histórias dos finalistas e ganhadores serão mencionadas e destacadas, além de um retorno de exposição longo e duradouro com a chancela do prêmio conquistado.

Confira as categorias da premiação:

Melhor em redução da pobreza e inclusão – Reconhece prestadores de serviços de viagens que veem o turismo como estratégia para mudar a realidade local.

Para isso, criam experiências de viagem memoráveis com o objetivo de alcançar considerável redução da pobreza, incluindo pessoas marginalizadas, e criando formas e valores compartilhados e inclusivos.

Melhor contribuição para a preservação da vida selvagem – O objetivo é premiar iniciativas que incluam a observação da vida selvagem, trilhas ecológicas, meios de hospedagem ou outros que atuem em prol da preservação da vida selvagem e dos habitats naturais.

Melhor atração do patrimônio cultural – Busca dar luz a locais totalmente preservados, a tradições e cerimônias ancestrais, exemplos comprovados de recursos culturais, históricos ou naturais voltados para o turismo.

Melhor destino para o turismo responsável – voltada para destinos que promoveram o desenvolvimento local sustentável.


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