Moscou e Índia confirmam participação na WTM Latin America 2020

Evento que acontece de 31 de março a 2 de abril destaca ainda a expansão de programas que estrearam com sucesso em 2019 e anuncia novos projetos
WTM Latin America
Thais Del Ben, gerente de Marketing e Luciane Leite, diretora da WTM Latin America (Foto: Camila Lucchesi)

Mais de três meses antes do corte da fita inaugural, a World Travel Market Latin America informou novidades em termos de programação e comemorou a estreia de expositores para o evento que acontece no Expo Center Norte, na capital paulista, de 31 de março a 2 de abril de 2020. Os destaques são Índia e Moscou, destinos que nunca participaram do evento, e já estão com os contratos assinados para o próximo ano.

“Ninguém tem tempo a perder, então buscamos trazer novos conteúdos e atrai destinos desconhecidos, ano a ano, que justifiquem a participação”, afirma Luciane Leite, diretora do encontro latino americano. Além das estreias, ela destacou a ampliação de algumas áreas e o retorno de expositores. “Accor Hotels e GJP participaram pela primeira vez este ano e confirmaram o retorno em 2020 com área em dobro. Isso é sinal que tiveram um bom resultado”, comemora.

Na edição deste ano, a feira reuniu aproximadamente 20 mil visitantes únicos e sediou quase 50 programas educacionais – entre palestras, debates, paineis e sessões especiais. A diretora da WTM Latin America explica que os resultados têm muito a ver com a preocupação da organização de escutar e atender às demandas do mercado. “Organização de eventos está no core business da Reed Exhibitions e temos a preocupação de ouvir sugestões de clientes e formadores de opinião para entender como podemos ajudar. Esse olhar agrega muito ao resultado”, defende.

Lançadora de tendências

Aliada à estratégia de dar voz ao mercado, a parceria com empresas reconhecidas globalmente faz da feira uma lançadora de tendências desde sua primeira edição, em 2013. Enquanto Phocuswright e Euromonitor aproveitam o encontro latino americano para expor o resultado de pesquisas que debatem os caminhos e apontam os desafios do turismo na região, a sinergia com associações de turismo corporativo e Mice tornam a programação atrativa também para os gestores de viagens.

Toda essa inovação tem o background da veterana WTM Londres. A primeira feira do portfólio de Turismo da Reed Exhibitions completou 40 anos e antecipa parte das tendências que serão vistas por aqui. “Tudo é analisado e adaptado à realidade regional”, reforça Luciane. Assim, o evento latino sediou neste ano a primeira edição do Women in Travel e se prepara para entregar, de forma inédita, o Prêmio de Turismo Responsável em 2020.

O programa voltado à orientação profissional de mulheres que atuam na indústria acontece novamente no ano que vem. “Queremos trazer palestrantes e mentoras que sejam referência na América Latina para reforçar o time de consultoria”, explica Thais Del Ben, gerente de Marketing da WTM Latin America. Outra novidade em relação ao projeto criado por Alessandra Alonso para a feira de Londres é a possibilidade de criar uma plataforma para estender o networking e a consultoria para o ano todo.

Em relação à premiação de iniciativas sustentáveis no Turismo, Thais comemora a inscrição de 15 projetos latino-americanos, incluindo dois brasileiros. “Não queremos só o discurso, mas trazer ações concretas para o evento, seja destacando as iniciativas premiadas para servir de case, incluindo food trucks de refugiados ou incentivando expositores a repensar a necessidade de distribuir materiais impressos, para reduzir o papel em circulação”, completa Luciane.

Novidades confirmadas

O prêmio segue o legado de Harold Goodwing, professor doutor da Universidade Metropolitana de Manchester (Inglaterra) e consultor do programa de Turismo Responsável da WTM London. Por aqui, o programa que foi lançado oficialmente durante a edição 2019 da WTM Latin America tem Gustavo Pinto como consultor. Os finalistas serão anunciados em fevereiro de 2020 e os ganhadores serão conhecidos durante o evento.

Assim como o Women in Travel, outra novidade que estreou em 2019 e terá reforço para o ano que vem é o Travel Foward, evento focado em inovação e tecnologia. Em 2020, serão dois dias de programação específica, realizada por meio de um trabalho conjunto entre WTM, fornecedores e startups de tecnologia. Luciane confirmou, ainda, o repeteco do WTM Live – com ações paralelas realizadas no período da manhã e à noite pelos expositores interessados – e do “Agente na Estrada” – realizado em parceria com a Interamerican Network que, e 2020, trará 900 agentes de viagens convidados, 200 a mais que em 2019.

Outras novidades anunciadas para a edição 2020 são a criação de um lounge voltado ao Turismo LGBT – por meio de uma parceria recém-firmada com a Câmara de Comércio de Turismo LGBT do Brasil – e o programa Future You – voltado a estudantes e realizado junto ao Institute of Travel & Tourism, com apoio local de Mariana Aldrigui e Elizabeth Wada, professoras doutoras da USP e Anhembi Morumbi, respectivamente. “Eles são os profissionais do futuro e temos a responsabilidade de prepará-los para o mercado”, defende Luciane.

A WTM Latin America acontece entre 31 de março e 2 de abril de 2020 no Expo Center Norte, em São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui