WTM Latin America lança programa de turismo responsável

Por: Camila Oliveira

 

Uma das principais discussões na pauta da feira de turismo WTM Latin America, que acontecerá de 23 a 25 de abril de 2013, na capital paulista, no Transamerica Expo Center, será o rápido crescimento do turismo de forma sustentável e responsável. Trata-se de um dos maiores desafios da América Latina nos próximos anos, graças a eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

 

O tema fará parte do Programa de Turismo Responsável Mundial que será apresentado durante a WTM e que terá como curador, Harold Goodwin, professor de Gerenciamento do Turismo Responsável da Leeds Metropolitan University, Inglaterra. “Frequentemente dizem que as florestas latinoamericanas são a principal fonte para o turismo e realmente já existem alguns conhecidos e rentáveis negócios nesta área, mas será que existe espaço para criar oportunidades de turismo de massa nestes locais?”, questiona o curador.

 

Goodwin será um dos palestrantes da 6a Conferência Internacional sobre Responsabilidade Turística em Destinos, marcada para o próximo dia 18 de junho na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, e promete abordar o assunto também durante um dos painéis da WTM Latin America 2013. “Eventos esportivos proporcionam aos destinos a oportunidade de mostrar suas culturas e seus meio-ambientes, além de serem vantajosos comercialmente, porém eles precisam garantir o legado da sustentabilidade”, afirma o especialista.

 

O Programa de Turismo Responsável Mundial incluirá ainda sessões sobre a contribuição das certificações na criação do turismo sustentável e um case sobre os hotéis “verdes”.

 

A chegada de turistas à América Latina aumentou 10% em 2011 em relação ao ano anterior. De acordo com o Organização Mundial do Turismo (OMT), foi o maior crescimento registrado em qualquer região. Além disso, os consumidores estão cada vez mais em busca de novas experiências de viagens que demonstrem preocupação com o planeta e as comunidades locais.

 

“O posicionamento da América Latina como o destino de maior crescimento turístico acarreta uma enorme responsabilidade”, afirma o diretor-geral da Reed Travel Exhibitions, líder mundial na organização de eventos turísticos, Richard Mortimore, entre eles a tradicional WTM London. “A região possui alguns ecossistemas frágeis, assim como algumas comunidades locais em risco. Então o turismo tem um importante papel de gerar investimentos, mas não pode fazer isto em detrimento do meio ambiente ou prejudicando as vidas daqueles que chegaram antes dos turistas”, completa.

 

O Programa de Turismo Responsável Mundial foi criado durante a WTM London de 2007, em parceria com a OMT. Mais de 200 empresas do mundo todo, de todos os portes, exibem a logomarca em seus materiais de marketing como parte da iniciativa.

 

Informações: www.wtmlatinaamerica.com .

 

CO

Deixe uma resposta