WTM Latin America reformula programa para agentes de viagens e cria área exclusiva para operadoras

0
Ana Maria Berto, Luciane Leite e Danielle Roman

Reforçar a aproximação com operadoras de turismo. Esse foi o principal objetivo do encontro promovido pela equipe da  WTM Latin America com cerca de 30 profissionais de grandes operadoras brasileiras. Como a sétima edição da feira, que acontecerá entre 2 e 4 de abril de 2019 no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), terá foco na conectividade entre agentes e operadores para geração de negócios, a organização convidou Ana Maria Berto, diretora geral da Orinter, para integrar o Conselho Consultivo do evento. “Procuramos a consultoria de quem entende do negócio porque esse é o nosso modo de trabalhar”, destacou Luciane Leite, diretora da WTM Latin America.

A visão de Ana Maria sobre a participação de uma operadora em eventos B2B resultou na reformulação das condições de participação aos agentes de viagens convidados. Batizado de “Agente na Estrada”, o programa segue sob o comando da Interamerican Network – empresa responsável pela seleção dos profissionais interessados, transporte, acomodação e pela agenda deles durante o evento -, mas agora terá exigências em contrato para garantir a contrapartida dos participantes.

“Durante a elaboração, nos inspiramos no programa de hosted buyers que existe desde 2013 e tem um crivo rigorosíssimo. Pagamos todas as despesas para que eles venham, mas exigimos que cumpram um número mínimo de reuniões por dia”, explicou Thais del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America. Assim, em 2019, os agentes convidados pelo programa também terão a obrigatoriedade de fazer reuniões de até 20 minutos com os operadores que confirmarem sua participação como expositores no evento – a quantidade será definida pela equipe em breve.

Assim como na edição passada, o programa trará 700 agentes de todo o País para a WTM-LA 2019. “Como temos autonomia total, fazemos questão de trazer profissionais dos 27 estados brasileiros”, reforçou Thais. A novidade para o ano que vem é a ampliação da ação para viabilizar a viagem de até 100 agentes de viagens latino-americanos. “O foco inicial será no México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Como é um projeto-piloto, ainda não sabemos como será a demanda, a adesão e o passo a passo. Mas a iniciativa traz uma grande oportunidade às operadoras de expandir seu leque de vendas”, explicou Danielle Roman, presidente a Interamerican.

Indicação das operadoras

Além do mailing próprio de agentes, a organização pediu a colaboração dos operadores com a indicação de parceiros preferenciais. “Nosso objetivo é que os operadores fiquem satisfeitos com o nível de agentes convidados. As sugestões terão preferência na seleção e passarão pela análise técnica para saber se eles atendem aos nossos crivos. Se forem aprovados, eles entram para a lista de convidados”, explicou Danielle, reforçando que as indicações são confidenciais e não poderão ser usadas para nenhum outro fim.

“Contamos muito com o apoio das operadoras para que o projeto tenha sucesso. Não adianta a gente ficar pensando nos pré-requisitos aos profissionais se eles chegarem lá, na hora da feira, e não cumprirem os combinados. Queremos tirar esse ‘ar de festa’ e reforçar a conotação do profissionalismo. É preciso que vocês nos informem esses casos de descumprimento para que o agente não seja convidado no ano seguinte”, reforçou Danielle.

O cronograma será finalizado em breve, mas alguns passos já estão definidos. O ‘save the date’ será enviado aos agentes de viagens ainda neste ano e o credenciamento será aberto em meados de janeiro. A partir daí, a organização reserva 90 dias para que os expositores preencham o perfil no site. Na primeira semana de março, o sistema de agendamento será aberto – em uma plataforma mais amigável que a utilizada em 2018 – e haverá um mês para fazer o ‘match’ entre visitante e expositor. “Nesse momento, o agente interessado pode acessar o site da WTM e clicar no link ‘Registre seu Interesse’. O formulário tem uma opção para os que desejam participar do Agente na Estrada”, pontuou Thais.

Negócios à vista

Outra novidade que vem como resultado do envolvimento de Ana Maria é a criação de uma nova oportunidade às operadoras dentro das capacitações. “Vamos aproveitar o momento em que o agente está aprendendo sobre um destino para inserir o próximo passo, ou seja, trazer as operadoras que comercializam roteiros para mostrar seu portfólio e amarrar tudo”, destacou Thais.

Equipe WTM-LA: Thais del Ben, Laís Lima, Bianca Pizzolito, Luciane Leite, Claudia Delfino e Virgínia

“Essas mudanças trarão resultados positivos, permitindo que as operadoras tenham reuniões agendadas com agentes de viagens de todo o País. E a possibilidade de contato com os agentes na capacitação resolve um problema que me incomodava que era a chance de a agência fechar negócio direto com o fornecedor durante uma apresentação. Vejo que a WTM 2019 será um evento bastante promissor para o nosso mercado”, opinou Ana Maria.

No próximo ano, a área dedicada às operadoras será exclusiva – os segmentos de cruzeiros e seguradoras será instalado em outro espaço da planta da feira – dentro do pavilhão internacional e próximo à área onde acontecem as rodadas de negócios. A organização comercializa estandes de 9 m² com balcão, mesa com cadeiras para reuniões e possibilidade de inserir a identidade visual da empresa em uma das paredes. “O pacote de visibilidade digital que é vendido aos demais expositores será oferecido como cortesia às operadoras porque queremos fortalecer essa área”, explicou Bianca Pizzolito, gerente comercial da WTM-LA. Dos 32 espaços oferecidos, 18 já estão reservados.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here