WTTC e ONU anunciam parceria para combater as mudanças climáticas

0

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UN Climate Change) acordaram uma agenda comum para atuação em viagens e turismo. A parceria foi anunciada hoje no WTTC Global Summit em Buenos Aires, Argentina.

Reconhecendo a meta estabelecida pelo Acordo de Paris de manter os níveis de temperatura dois graus acima dos níveis pré-industriais e a importância econômica do turismo para a economia mundial – que corresponde, em média, a 10% do PIB e gera um a cada 10 empregos -, a agenda estabelece um quadro para que as duas organizações reconheçam e abordem as ligações entre o segmento e as alterações climáticas.

Patricia Espinosa, secretária-executiva de Mudanças Climáticas da ONU, disse que esta é a primeira vez que o setor de turismo se envolve ativamente em nível global com a agenda climática da ONU. “Embora as mudanças climáticas representem riscos significativos para alguns destinos turísticos, em muitas das áreas de maior risco, o turismo pode oferecer oportunidades para as comunidades construírem resiliência aos impactos. Ao mesmo tempo, como um setor em rápido crescimento, essa indústria tem a responsabilidade de garantir que o crescimento seja sustentável e se enquadre nos parâmetros estabelecidos pelo Acordo de Paris.”

Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC, acrescentou que o crescimento sustentável é uma das prioridades do Conselho e que a ação climática é um pilar dentro dessa estratégia. “Esta é uma grande oportunidade para que o nosso setor realmente se envolva de maneira significativa com a agenda climática global. Já estamos vendo como as mudanças climáticas estão impactando nosso setor com eventos climáticos extremos, elevação do nível do mar e destruição da biodiversidade. Há muitas iniciativas diferentes de toda a filiação do WTTC para reduzir o impacto das viagens e turismo na mudança climática e por meio dessa nova Agenda Comum com a ONU teremos uma plataforma para comunicar ações e integrá-las às iniciativas mais amplas. ”

Dada a importância das Viagens & Turismo para a economia mundial e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além do crescente imperativo de abordar o tema de maneira significativa, o WTTC e a ONU Mudança Climática trabalharão juntos para um mundo neutro em carbono com o objetivo de:

1. Comunicar a natureza e a importância das interligações entre a viagens e turismo e as alterações climáticas;
2. Aumentar a conscientização sobre a contribuição positiva que essa indústria pode dar para a construção de uma resiliência climática;
3. Reduzir a contribuição das viagens e turismo para as alterações climáticas e apoiar metas quantitativas e reduções.

O WTTC tem estado ativamente engajado em conversas sobre mudanças climáticas desde 2009, quando o Conselho definiu uma estrutura abrangente para o setor e estabeleceu uma meta de reduzir as emissões totais de carbono em não menos de 50% até 2035, com uma meta intermediária de 30% até 2020.

Chris Nassetta, presidente do WTTC e CEO da Hilton, acrescentou: “Reconhecemos que a própria viabilidade de nossa indústria durante a ‘Era de Ouro da Viagem’ depende de um planeta que possa apoiar e sustentar nosso crescimento. Com base no consenso científico global em torno dos esforços de descarbonização que surgiram do Acordo Climático de Paris, em 2015, e na subsequente convocação do WTTC para o diálogo sobre carbono para transformar em alvos baseados em ciência, agora é hora de transformar esse diálogo em ação. Encorajo nossas empresas-membro e toda a indústria a seguir o Acordo Climático de Paris e incorporar seus objetivos em suas próprias metas científicas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here