Abav Collab: Zurab Pololikashvili (OMT) destaca trabalho em parceria com Mtur

Abav Collab
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT)

Aberto oficialmente no Dia Mundial do Turismo, o Abav Collab reuniu lideranças nacionais para reforçar o comprometimento de cada elo da indústria na recuperação dos negócios para todo o setor. O encontro virtual teve a participação especial de Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) que entrou ao vivo, de Madri (Espanha).

Em sua fala, Pololikashvili destacou a importância do Brasil para o Turismo e defendeu que o País pode ser um exemplo para o mundo da retomada com segurança, retomando a geração de empregos e os negócios. O secretário-geral informou que a OMT tem projetos em desenvolvimento com o Ministério do Turismo para criar um centro voltado à educação, com foco em inovação na atividade turística, e destacou a criação de um escritório regional da Organização no País – a cidade ainda não foi definida, segundo Zurab Pololikashvili.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, teve sua fala destacada em vídeo. O dirigente da pasta foi diagnosticado recentemente com a covid-19 e não pôde participar do evento presencial em Salvador. “Superação é a palavra que melhor define 2020. Acredito que, apesar de tudo o que passou, podemos dar início à retomada do setor na abertura da mais importante feira de turismo do Brasil”, disse.

Aliança pela retomada

Ele reforçou, ainda, o lançamento do espaço “Aliança pela Retomada do Turismo”, em parceria com o Sebrae, G20 (grupo de empresas e associações que se formou durante a pandemia), Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Turismo (Frentur) e diversas organizações dos setores público e privado. “Vamos elaborar um conjunto de ações que assegure que a nossa atividade volte ao ritmo de crescimento observado antes da pandemia. Entre as áreas que pretendemos atuar estão o turismo rodoviário, inovação, promoção dos destinos e qualificação profissional”, defende.

O ministro também fez um retrospecto do trabalho realizado no combate à pandemia pela pasta, dividido entre ações de proteção do setor e iniciativas voltadas à retomada, e comemorou as 22 mil concessões do selo “Turismo Responsável” em todo o território nacional. “Para a primeira fase, definimos um tripé de ações com manutenção dos postos de trabalho, defesa dos direitos do consumidor e garantia de crédito. Tenho orgulho de dizer que concluímos essa primeira etapa e entramos no processo de retomada”, comenta.

Gilson Machado Neto, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), convocou os agentes de viagens a ajudar a trazer ao turismo brasileiro o protagonismo que ele merece. “Somos o único país com seis biomas, temos uma diversidade natural e 66% de florestas intocadas, a maior variedade de fauna do mundo. Vamos fazer jus a essa vocação que nos foi dada e ser o número um no turismo de natureza”, finalizou.

A programação para o trade começa amanhã, às 13h, na plataforma criada especialmente para a realização do Abav Collab. Serão três pavilhões – sendo um dedicado exclusivamente para destinos brasileiros -, 150 estandes com 374 expositores, 158 palestras e conteúdos, incluindo um encontro inédito com as lideranças das quatro companhias aéreas que operam em território nacional.

Na sexta-feira (2/10), o ABAV Collab abre a plataforma virtual também ao consumidor final para uma Black Friday de Viagens, evento que permitirá às agências associadas à Abav de todo o Brasil atender os viajantes com mais de 300 ofertas, e opções desde passeios de trem até roteiros completos em resort com tudo incluído. (Colaborou: Ana Azevedo)


Leia também:

Deixe uma resposta