Abracorp: í”micron atrapalha performance em 2021; veja mais dados

Como o turismo em geral, o setor corporativo sofreu os impactos da variante Ômicron da covid-19. A doença ganhou um capítulo mais contagioso e, por consequência, ligou o alerta dos viajantes. O ano de 2021, que aparentava fechar com ares de retomada concreta ao ano seguinte, foi o período decisivo para derrubar índices. Apesar de números positivos em novembro, de janeiro a dezembro, a retração registrada pela Abracorp foi de 61% frente 2019.

A palavra para resumir o mercado corporativo no ano passado, segundo a entidade, foi “estagnação”. Após um 2020 atípico e, no mínimo, complicado, as empresas do setor arrecadaram R$ 4.370.336.823,66 bilhões em 2021, mas ainda indicando a queda acima de 50%. Nem mesmo a recuperação de 70% dos níveis pré-pandemia em novembro foi capaz de reerguer os números.

“Tivemos um dos melhores meses dos últimos dois anos em 2021, mas, no final das contas, a Ômicron conseguiu impactar negativamente nos resultados. A maior perda foi operacional, com funcionários em quarentena e prejudicando o funcionamento dos aparatos turísticos”, explicou Gervásio Tanabe, presidente da Abracorp.

Com atuação quase total no âmbito nacional, tendo em vista os custos com quarentena e testagem fora do país pela alta do dólar, o corporativo movimento o setor aéreo doméstico.

O faturamento total do setor, segundo análise da Abracorp, chegou a quase R$ 2 bilhões no ano passado, mas com retração de 58% ante 2019. A distribuição dos voos ficou entre Azul (40,2%), Latam (31,7%) e Gol (27,9%), com tarifa média de R$ 779.

Entre outros segmentos, o estudo da associação exalta, ainda, hotelaria e locadoras. No primeiro, apesar da queda de 40% no faturamento, o destaque é o mercado de empreendimentos independentes (56,6%).

No restante da distribuição, as três redes principais no Brasil são Accor, Windsor e Atlantica Hospitality. O tempo de estadia, ressalta Tanabe, também aumentou em razão das práticas atuais do trabalho remoto.

Por fim, na locação de veículos, a boa notícia é a alta de 5,4% no faturamento de 2021 em comparação ao pré-pandemia. Com o ticket médio de R$ 90, as locadoras brasileiros desempenharam papel importante em períodos de restrições aéreas. O crescimento do turismo de proximidade e a necessidade de viajar também explicam os bons resultados.

As fatias do mercado se dividem entre Localiza (61,6%), Movida (22,6%), Unidas (3,8%), Hertz (2%) e Avis (0,2%). Outras locadoras são responsáveis por 9,8% da distribuição total.

Veja, abaixo, alguns gráficos da Abracorp a respeito do setor corporativo em 2021:

  • Abracorp
  • Abracorp
  • Abracorp
  • Abracorp
  • Abracorp
  • Abracorp

E 2022?

Em mente de que o pior cenário para 2022 seria o retrocesso aos níveis de 2020, Tanabe fala da vacinação e do conhecimento das empresas sobre a doença para explicar um certo otimismo nos negócios. A adaptação as novas formas de atuação do corporativo serão importantes, porém, as chances de estagnação equivalente ao início da pandemia são pequenas.

“Nosso trabalho é balizado na ciência e entendemos que Ômicron, por exemplo, pode transformar o cenário atual. Passaríamos de uma pandemia para epidemia ou endemia. Mas o ano ainda está começando e, como no final de 2021, ainda sentimos o impacto negativo dessa variante”, disse.

Além do arrefecimento do vírus, portanto, a Abracorp também aguarda outras questões que somam à expectativa do corporativo. Entre elas, estão os cenários político (eleições), econômico (inflação) e cambial (dólar), bem como o lobby da entidade no Imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF), atualmente em 25%, e no PL 908.

No mais, em 2022, a atuação da associação, segundo Tanabe, se baseará em Governança para associados (princípios de valor), clientes (melhores práticas) e fornecedores (melhores práticas).

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados