Rússia sofre boicote de empresas do turismo; veja a lista

*Reportagem atualizada em 08 de março às 15h40

Os impactos da guerra na Ucrânia são contabilizados — para mais — a cada dia. A Rússia obteve avanço constante na invasão do território ucraniano e, por consequência, o número de sanções e boicotes também aumentou. No turismo, após cerca de uma semana, a represália aparenta ser grande.

Conforme levantamento do Skift, a mais recente companhia do setor turístico a anunciar congelamento dos negócios na Rússia (e Bielorússia) foi o Airbnb. Abaixo, é possível conferir a lista de players que tomaram decisões semelhantes ao longo dos últimos oito dias de conflito. Veja:

Expedia Group

No início da semana, parou de comercializar viagens para e a partir da Rússia, incluindo a Vrbo, marca de aluguel por temporada.

Booking Holdings

Apesar da gigante não ter se posicionado na mesma velocidade que concorrente, também decidiu suspender operações na Rússia e Bielorússia. Em nota, a companhia citou preocupação com a guerra na Ucrânia.

“Como resultado dessas complexidades crescentes, incluindo restrições significativas impostas por sanções de vários países, estamos suspendendo serviços de viagens na Rússia e Bielorússia”, diz.

Tripadvisor

A empresa, em conjunto com sua marca Viator, cancelaram reservas na Rússia e Bielorrússia. Além disso, o agendamento de aluguéis por temporada, bem como os negócios com conselhos de turismo ligados aos russos, também estão bloqueados pela Tripadvisor. Anunciantes dos países ainda continuam.

Sabre, Amadeus e Travelport

As três companhias não oferecem mais serviços de distribuição para a Aeroflot. Na prática, agentes de viagens não podem reservar os voos da companhia aérea. Contudo, a Sabre continua a operar o Sistema de Serviços de Passageiros da Aeroflot.

Boeing

A montadora norte-americana suspendeu a ajuda às companhias aéreas russas, incluindo manutenção, peças e suporte técnico.

Apple

Embora não seja uma empresa de turismo, o bloqueio do pagamento pelo Apple Pay, indiretamente, pode atrapalhar algumas negociações envolvendo atividades do setor na Rússia.

Champions League

O cancelamento da final da Liga dos Campeões da UEFA, que aconteceria em São Petersburgo, pode impactar em níveis turísticos. Isso porque o evento tem o costume de atrair torcedores e, acima de tudo, viajantes que podem consumir no país.

Até o momento, algumas companhias também não se posicionaram sobre o assunto e mantiveram o funcionamento na Rússia. São elas:

Aéreas

A companhia aérea chinesa e as grandes empresas do nicho no Oriente Médio, incluindo Emirates, Etihad, Qatar e Turkish, estão operando voos no país.

Google Travel

A plataforma voltada à viagens do Google ainda tem publicidade de redes hoteleiras, hotéis independentes e agências de viagens online russas, bem como os aluguéis de férias.

Edreams Odigeo

Com sede na Espanha, a empresa mantém voos para a Rússia, por exemplo, da Turkish Airlines. A hotelaria local também é comercializada normalmente.

Avis, Budget, Rentmotors e Yodo

Estão entre as locadoras de carros que ainda fazem negócios na Rússia.

Últimas notícias

Costa do Sauípe Open resgata tradição do tênis e reforça reposicionamento do destino

A Costa do Sauípe, na Bahia, voltará a receber...

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Universal Epic Universe recebe equipe da Azul Viagens para visita técnica

Uma equipe da Azul Viagens está em Orlando, na...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Tópicos

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Azul e Itaú lançam cartão Skyline com benefícios exclusivos para viajantes

O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões de crédito...

Latam transporta araras-vermelhas resgatadas para Foz do Iguaçu

O programa Avião Solidário da Latam realizou, na última...
spot_img

Relacionados