A Boeing informou, nesta semana, a interrupção da produção do modelo 777-9, da família 777X, bem como o atraso do lançamento. A estreia, remarcada para 2025, é outro balde de água fria relacionada a aeronave, que deveria estar em serviço desde 2019.
Mesmo sendo apresentado ao setor durante o Dubai Airshow 2021, o 777-9 não deve ser visto nos céus, no mínimo, pelos próximos três. Em comunicado aos funcionários, Dave Calhou, CEO da Boeing, pontuou sobre o adiamento do lançamento como uma “revisão”.
“A data revisada para 2025 foi baseada em avaliações atualizadas do tempo necessário para atender aos requisitos de certificação. Além disso, a pausa na produção permitiria minimizar o estoque e o número de aeronaves que requerem mudanças”, afirmou.
No primeiro trimestre deste ano, a montadora norte-americana, baseada em Chicago, registrou US$ 1,2 bilhão em prejuízo líquido.
Boeing: pendência
Entre os clientes que encomendaram este modelo, estão incluídos:
- Emirates
- Qatar Airways
- Etihad
- Cathay Pacific
- Singapore Airlines
- British Airways
- Lufthansa
A companhia aérea alemã, por exemplo, planejava m novo assento na classe executiva já em 2017, que deveria estrear no 777-9 a partir de 2020.
“Continuamos confiantes no programa 777 e nossos clientes continuam a ver o valor em seus benefícios econômicos e de sustentabilidade atraentes”, finaliza Calhoun.
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