O Google está lançando novos recursos para ajudar os consumidores a planejar uma viagem – ou apenas começar a sonhar com uma – à medida que as pesquisas por consultas relacionadas a viagens estão rastreando acima dos níveis pré-pandemia.
“O crescimento das consultas em categorias como praias e ilhas aumentou 27% em relação a 2019, enquanto os aluguéis de férias aumentaram 37%. Em comparação com o ano passado, as pesquisas globais por ‘passaporte online’ aumentaram 80%, enquanto as pesquisas por ‘seguro de viagem’ aumentaram 2X”, disse Phillip Schindler, diretor de Negócios do Google, durante chamada de ganhos do primeiro trimestre para a Alphabet, controladora do Google.
No Google Flights, os usuários agora podem rastrear preços entre duas cidades para viagens nos próximos três a seis meses. Quando o sistema detecta uma tarifa abaixo do normal, o alerta é enviado. Antes desta atualização, os alertas de preços só podiam ser ativados para viagens em datas específicas.
O Google também está atualizando suas ferramentas relacionadas a viagens rodoviárias. Agora, usando a ferramenta Explorar, os usuários podem clicar em “Explorar nas proximidades” para restringir a pesquisa a lugares dentro de algumas horas de distância de carro. Clicar em um destino traz informações sobre coisas para ver e fazer, preços médios de hotéis e dados meteorológicos mensais.
Para ajudar os usuários a definir onde ficar em uma cidade, o Google adicionou “camadas de interesse” ao mapa. Esses filtros permitem que os usuários escolham “jantar”, “compras” ou “passeios turísticos” para ver quais partes da cidade oferecem mais opções. As pesquisas de hotéis agora também podem ser feitas com base na proximidade de um ponto de referência ou endereço – depois de inserir o local, os usuários podem alternar para mostrar propriedades em uma viagem de 15 ou 30 minutos a pé ou de carro.
E para acompanhar as propriedades a serem consideradas, os usuários agora podem salvar qualquer hotel ou aluguel de temporada. As propriedades salvas aparecem em uma guia “Salvos” no celular ou no painel direito do computador.
O Google diz que as buscas de voos por pessoas nos Estados Unidos entre janeiro e meados de abril para viagens entre junho e agosto mostram um interesse crescente em viagens internacionais. Cinco dos 20 destinos mais procurados para férias de verão são cidades europeias (Londres, Paris, Roma, Atenas, Lisboa). Isso é um forte contraste com o ano passado, quando Cancun era a única cidade internacional no top 20.
Alguns outros dados dignos de nota – o interesse de pesquisa em “hotéis de luxo perto de mim” é mais que o dobro do nível de 2019 e as pesquisas por “cruzeiros individuais” aumentaram mais de 250%. As buscas por “agendamentos de passaporte” cresceram mais de 300% nos três primeiros meses deste ano.
Agenda