A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) apresentou nesta terça-feira (30) os resultados de uma série de estudos de cooperação técnica que foram realizados em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar a retomada e o desenvolvimento de longo prazo do turismo no Estado.
Como resultado desta cooperação, está a estruturação de um programa de investimento e um fundo de financiamento no valor total de US$ 300 milhões que irá beneficiar as regiões do Vale do Ribeira, Litoral Norte e Mantiqueira Paulista.
Os recursos serão utilizados em um programa de turismo sustentável no Estado de São Paulo para estruturação dos produtos turísticos, marketing e posicionamento de mercado, fomento à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da governança turística, gestão socioambiental e apoio e financiamento à cadeia produtiva do turismo.
Estabelecida em 2020, a cooperação técnica teve custo de US$ 250 mil financiado pelo BID a fundo perdido, com o objetivo principal de estabelecer as bases para a implementação de um plano de recuperação e retomada para o setor de turismo, tendo em vista os impactos da pandemia do covid-19.
O estudo fez também importantes levantamentos sobre oferta e demanda de turismo em São Paulo para identificar o foco mais apropriado para divulgar os ativos turísticos do Estado. O projeto foi realizado em seis etapas e, por fim, foram estabelecidas estratégias dirigidas para os cinco tipos de personas criadas, voltadas aos perfis aventureiro, ecopraiano, família relax, curioso relax e explorador.
Atividades desenvolvidas
Consolidação das estratégias setoriais de aceleração da retomada do turismo no Estado de São Paulo Consolida, de modo pragmático, estratégias setoriais de aceleração da retomada, levando em consideração iniciativas em desenvolvimento pelo Governo do Estado de São Paulo, recomendações estratégicas mundiais, a partir de um compromisso com uma de reconversão para dinâmicas mais sustentáveis de desenvolvimento turístico. Analisa as estratégias adotadas pelo Estado, estabelece estratégias e um plano executivo que indica ações prioritárias, orientando as demais atividades previstas no âmbito da CT BR-T1455.
Plano de regionalização do turismo para o Estado de São Paulo
A partir da análise detalhada sobre a dinâmica da atividade no Estado regional e do processo de gestão regionalizada, propõe o estabelecimento de uma estratégia de desenvolvimento territorial integrado e sustentável do turismo. Aborda índices de desenvolvimento municipais e regionais de modo a identificar a composição das regiões atuais de acordo com seus perfis de oferta, demanda e competitividade;
reflete sobre as instâncias de governança, o papel da regionalização e as diversas funções que pode incorporar; assim como classifica grupos de municípios de acordo com uma matriz cruzada de oferta e demanda para otimizar arranjos regionais.
Análise sobre perfil, comportamento, percepção, tendências e cenários da demanda turística atual e potencial para o Estado de São Paulo
Estudo e recomendações de estratégias e ações de comunicação e promoção turística para o Estado de São Paulo com base no perfil, comportamento, percepção, tendências e cenários da demanda turística atual e potencial. Inclui estratégias específicas de comunicação, conteúdo, imagens representativas e canais, de acordo com personas e mercados estratégicos alvo.
Projeto piloto de monitoramento de indicadores de gestão sustentável do turismo no Litoral Norte do Estado de São Paulo
Propõe um piloto de sistema de monitoramento da sustentabilidade do turismo que possa ser replicado em todo o Estado, a partir da região turística Litoral Norte. Inclui a definição de metodologias, instrumentos e procedimentos de seleção de indicadores, coleta e análise de dados, arranjos institucionais e parcerias para a operação de um sistema de monitoramento deste tipo.
Análise e aperfeiçoamento da sistemática de concessão de crédito a empresas do setor de turismo no Estado de São Paulo
A partir da análise da oferta e sistemática de concessão de crédito a empresas do setor de turismo no Estado do São Paulo, desenha três propostas para sua adequação: a criação de fundo especial de investimento e financiamento; o desenvolvimento de novo motor de análise de crédito em parceria com Fintech(s) e novo formato de disponibilização de crédito.
Hub Digital do Ecossistema do Turismo Paulista
Estabelece proposta de um Hub Digital com o objetivo de ser um catalisador do processo de inovação do Ecossistema do Turismo Paulista por meio de programas de empreendedorismo, educação e inteligência, tendo como base de entrega uma plataforma digital dinâmica e inteligente.
Programa Mais Turismo
Apresenta uma proposta de programa estruturante focado na reconversão de um turismo mais sustentável no Estado de São Paulo. A atuação é focada em realidades regionais distintas, incluindo o Vale do Ribeira, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, e tem 5 componentes: Estruturação de Produtos Turísticos e Aprimoramento da Experiência, Marketing e Posicionamento de Mercado, Fomento à Inovação, Sustentabilidade e Fortalecimento da Governança Turística, Gestão Socioambiental do Programa e Apoio e Financiamento à Cadeia Produtiva do turismo, através do fundo de turismo. A estrutura da proposta segue um modelo que busca apoiar o Governo do Estado de São Paulo em processos de financiamento e parcerias para sua implantação.
Leia também: Setur-SP renova apoio institucional ao Top Destinos Turísticos
Agenda