BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Trade do Rio comemora resultados do Rock in Rio

A edição 2022 do Rock in Rio (RIR), realizado de 2 a 11 de setembro, gerou um impacto econômico de R$ 1,7 bilhão para a cidade, segundo a organização do evento. Foram sete dias de festival, com a presença de 700 mil pessoas, sendo 60% de fora do Estado e 10 mil do exterior e 28 mil empregos diretos.

A realização do evento está sendo comemorada pelo trade do Rio, que registrou aumento de receita e um recorde na ocupação hoteleira. De acordo com o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (Hotéis Rio), a média de quartos ocupados no período do RIR ficou em 94,51%.

“O RIR superou todas as expectativas, ultrapassando os números obtidos nas edições anteriores e transpondo, inclusive, a ocupação hoteleira registrada no Réveillon e no Carnaval deste ano. É um excelente momento para a cidade”, comemorou o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes.

Os bares e restaurantes também se beneficiaram com os milhares de turistas que visitaram a cidade no período. Segundo o presidente do Sindicato de Bares e restaurante do Rio de Janeiro (SindRio), Fernando Blower, a realização do RIR promoveu um aumento do faturamento estimado em 21,5%, segundo operadora de cartão de crédito.

“O RIR trouxe um público que além de vir ao Rio para um ou dois dias de show, ainda aproveitou a viagem para conhecer a cidade, passear, comer e beber. E algo que foi altamente gratificante, foi ver que as pessoas passearam por diversos bairros, não só nas proximidades do evento, mas também no centro e na zona sul. Algo possível, também, pelas curtas distâncias, características dessa metrópole”, destacou Fernando Blower.

Impacto econômico do Rock in Rio

Para a Associação Rio Vamos Vencer, que congrega as entidades do trade e empresários comprometidos com o turismo da cidade, o impacto econômico do RIR pode ser ainda maior se levados em conta gastos nos aeroportos, compras no comércio, custos com transporte, movimentação nos pontos turísticos e outros segmentos que estão diretamente ligados ao turismo.

“Há ainda os valores imensuráveis, como os ganhos com a promoção da imagem cidade antes, durante de depois do festival, por exemplo. É toda uma indústria que se beneficia e a capacidade de geração de empregos no turismo é gigantesca”, ressaltou o presidente da entidade, Marcelo Conde.

Interior também se beneficia

E não foi só a Cidade Maravilhosa que colheu bons frutos com a realização do maior festival de música do mundo. Municípios do interior do Estado também registaram aumento na demanda neste período. Segundo dados da Rodoviária do Rio, houve um aumento de 5% nas viagens saindo do Rio de Janeiro para cidades do interior do Estado.

“O transporte rodoviário regular teve papel fundamental no atendimento a esta demanda reprimida pela capilaridade de sua operação e pela economia e segurança que oferecem ao viajante. Nesta edição do RIR alcançamos um volume de pessoas maior do que a edição de 2019 em nossas instalações, o que representou mais 10 mil embarques”, celebra Beatriz Lima, porta-voz da concessionária Rodoviária do Rio S/A.


Leia também: CVC divulga vendas para grandes eventos no RJ, SP e SC

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

FIT Pantanal confirma edição 2026 em...

FIT Pantanal aposta na internacionalização e em encontros de negócios para ampliar a conexão do destino com o Brasil e o mundo

Janyck Daudet anuncia Club Med Gramado...

Presidente do Club Med para América Latina destacou a importância do mercado corporativo, reforçou compromissos de personalização e sustentabilidade e revelou detalhes do novo resort no Rio Grande do Sul

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS