A 18° edição do Lacte, que irá acontecer nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, estará de volta ao WTC Golden Hall com o tema “All Conected” (“Todos Conectados”), com expectativa de receber 1.300 participantes no evento. Além das novidades do Lacte, o próximo ano será de comemorações para a Associação, que completará 20 anos em abril.

Em conversa com o Brasilturis Jornal, a diretora executiva da Alagev, Giovana Jannuzzelli, comentou sobre a novidade de propor um espaço com mais interação no mesmo piso e reconectar todos do setor de viagem e eventos. “No Lacte 2023 queremos reconectar todos os players da cadeia. Pensando nisso, vamos oferecer menos conteúdo exibitivo e mais interativo e construtivo para os participantes. Antes, as sessões educacionais duravam de 20 a 30 minutos, nesta edição aumentamos o tempo de duração para uma hora”, afirma a executiva. Dentro das sessões educacionais o evento continua com os mini labs, que são espaços que as comunidades tem no Lacte.

Entre os principais problemas para desenvolver o setor de viagens e eventos corporativos, Giovana acredita que a falta de tempo e mão de obra são os principais fatores. “Estamos atribulados no sentido de ter muito mais trabalho com essa retomada forte. Quando falamos em volume de trabalho, percebemos que as pessoas estão trabalhando mais e todo mundo está sofrendo com a mão de obra, tanto de disponibilidade quanto de qualificação. Acho que nosso grande desafio é se unir em torno dessa questão. Além de tirar um tempo para se conectar e se capacitar.”

“Apesar do Lacte gerar muito networking, também é um evento que oferece conteúdo educacional muito forte”, completa.

Latin All Conected Travel Events, está formando a palavra Lacte na vertical. “Usamos este acrônimo para falar que somos latinos americanos e queremos conectar viagem e eventos”, comenta Giovana Jannuzzelli.

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela Fecomercio-SP em parceria com a Alagev, apresenta movimentação de R$ 5,7 bilhões no setor em julho de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, o que remete ao crescimento de 38,7%. Com base nisso, a diretora executiva afirma que a retomada de eventos corporativos está voltando com tudo.

“Na pandemia tudo foi 100% virtual, hoje reavaliamos o que precisa ser prensencial ou manter no online. Em decorrência do que vêm acontecendo (aumento do combustível, alta do dólar, eleições, aumento de querosene, guerra…), precisamos fazer essa avaliação e entender a necessidade e o objetivo de um evento online ou presencial.”

Por fim, pela primeira vez na história do Lacte, a Gol – mantenedora da Alagev – vai fornecer um código de desconto para visitantes e fornecedores do Brasil que queiram participar da 18° edição, que acontecerá em São Paulo. Em breve, a Alagev também pretende iniciar uma parceria hoteleira.

Lacte 2023: All Conected

O objetivo da próxima edição é que seja um gerador de novas conexões significativas, longevas para os gestores de negócios, viagens e eventos. “Que a gente possa falar de negócio, de experiência, de inovação, de carreira e conexões mais afetivas. Buscamos reconexões e novas conexões de um mercado mais equilibrado, ético e transparente”, completou Giovana.

A diretora também falou sobre a mudança do logo para a próxima edição: “o novo logo da Lacte, que está sendo lançado nesta quarta-feira (5), tem uma história: está nas cores da Alagev (azul e vermelho) e tem uma seta para cima, que indica a conectividade do nosso mercado.”

Na edição deste ano, o evento se dedicou nas causas das Mulheres do Turismo, e para o próximo ano, abordarão a questão racial. “Vamos propor para nossos fornecedores e clientes de fazerem um raio x e propor soluções para a inclusão e a diversidade”.

20 anos de Alagev

A comemoração aos 20 anos da Associação – que faz aniversário no dia 29 de abril – começará no Lacte. Com isso, aproveitarão para falar sobre a importante jornada virtual, que há quase quatro anos vêm acontecendo de forma virtual para o público da América Latina com tradução para o espanhol e os pop up de ESG, com duas edições este ano e uma em janeiro de 2023.

Giovana também comenta que acontecerá uma edição do Lacte na América Latina, e o país ainda está sendo definido.

Aplicativo

Este ano foram quase 600 usuários no aplicativo e mais de 20 mil conexões. “Demonstramos que o aplicativo é uma fonte muito forte de compartilhamento de conteúdo e networking”, afirma Giovana.

Premiação durante o Lacte 2023

Entre as novidades anunciadas pela diretora executiva da Alagev, está a premiação de cases de sucesso em viagens e eventos corporativos. “Vamos fazer uma votação ao vivo e a cores no Lacte e os participantes que irão votar. São três pilares e dois concorrentes de cada pilar, tanto de viagem quanto de eventos. Ainda estamos definindo os pilares e temas, mas as inscrições devem abrir no final do mês”, afirma a executiva.


Leia também: Alagev realiza 3ª Reunião Global com a participação de 140 profissionais