“A edição de 2022 foi um boom e um marco, não só para o nosso evento, mas para todo o setor. O nosso evento, por sua característica técnica, é reflexo do que acontece no setor. Exatamente por isso, de um lado, estamos confiantes no sucesso e, de outro, estamos com os pés no chão. Nós precisamos ser responsáveis em relação à nossa expectativa”, diz Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, que comemora dez anos em 2023.
A ao atingir a marca de 600 empresas, a próxima edição vai superar a de 2019, quando o evento somou 591 empresas expositores. Já o número de visitantes totais deve crescer 5%, ultrapassando a marca de 16 mil pessoas nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, em São Paulo, de 3 a 5 de abril. Nas duas mais recentes edições presenciais, a WTM Latin America reuniu 15.204 e 13.823 visitantes totais em 2022 e 2019, respectivamente.
Os expositores representam, entre outros e nos âmbitos nacionais e internacionais, destinos, hotéis e resorts, cias aéreas, DMCs, empresas de tecnologia, locadoras de veículos, além de operadoras de turismo – neste sentido, inclusive, a Tour Operators Area vem crescendo ao longo das edições e se tornando uma grande referência na WTM Latin America.
O foco em negócios segue como o pilar que norteia a área de exposição, a grade de palestras e a execução dos programas de compradores convidados. Neste sentido, os programas Hosted Buyers e WTM Buyers’ Club, voltados a compradores nacionais e internacionais, e o Agente na Estrada, que viabiliza a participação de agentes de viagens do Brasil inteiro, além dos demais profissionais de turismo, seguem confirmados.
Todos esses profissionais podem organizar sua jornada pela plataforma de agendamento de reuniões que permite encontrar novos contatos e potencializar os negócios. Exclusivo, o sistema garantiu, em 2022, mais de seis mil reuniões pré-agendadas. “Estamos caminhando para tornar o evento cada vez mais inteligente. Esse é o futuro”, diz Bianca Pizzolito, gerente de Vendas Brasil e America Latina da WTM Latin America.
Explore Novos Horizontes
“Nós temos certeza de que, a partir de 2023, seremos uma nova indústria do turismo, estaremos reinventados”, diz Thais Del Ben, ao explicar as palavras de ordem escolhidas como conceito da WTM Latin America 2023 para reunir líderes e profissionais de turismo interessados em fazer negócios com o trade latino-americano.
Outro marco da WTM Latin America é o conteúdo exibido nos teatros que desenvolvem os eixos temáticos do evento – para esta edição os teatros são: Explore Technology, Explore Trends e Explore Transformation. “Vamos seguir com nossa missão de trazer as principais tendências e cases que ajudam a impulsionar os negócios e apoiam os profissionais da indústria em seu aprimoramento”, destaca a executiva.
WTM Latin America anuncia terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável
Inscrições ficam abertas até o final de 2022 e os finalistas serão anunciados em março de 2023. Empresas de todos os portes e ramos de atuação e destinos turísticos têm até o dia 31 de dezembro de 2022 para se candidatar para a terceira edição da premiação que segue com o objetivo de inspirar o mercado por meio do exemplo e, consequentemente, provocar mudanças positivas na indústria de viagens e turismo.
“A reponsabilidade sobre os impactos da atividade turística é um tema que vem sendo fortemente trabalhado pela WTM Latin America. Nós fazemos questão de, mais do que olhar, entender que toda indústria precisa fazer parte deste diálogo e da busca de caminhos alternativos e soluções para transformar os destinos em lugares melhores”, diz Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America, destacando que o turismo responsável vem ganhando força.
Em sua edição de 2022, o evento dedicou um auditório como palco para debates focados nesse importante tema. Tanto os seminários quanto a premiação têm o objetivo de alertar agentes de viagens, operadores de turismo e toda a cadeia a repensar processos para somar esforços no combate aos desafios que impactam o meio ambiente e a atividade turística de forma global, transformando os esforços individuais em veículos para o desenvolvimento sustentável.
Além desse esforço na multiplicação de cases, Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para Turismo Responsável e Coordenador do Prêmio destaca esse conjunto de ações desenvolvidas pela WTM como um importante incentivo à mudança de comportamento dos profissionais em relação aos negócios.
“Para que mudanças aconteçam, a gente precisa ser um veículo motivador e isso inclui repensar a cadeia de fornecedores, bem como rever nosso papel como consumidores. Afinal, todos os atores têm alguma parcela de responsabilidade a assumir pelos impactos gerados e isso não exclui o turista”, alerta o especialista.
Diálogo com questões do momento
A terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável é dividida em seis categorias que contemplam questões fundamentais para o avanço da atividade turística de forma responsável. A começar pelas iniciativas relacionadas às mudanças climáticas, tema primordial diante do desafio que seu agravamento traz à vida no planeta e que exige a união de diversos elos para avançar de forma efetiva.
“Sabemos que, apesar dos avanços recentes, os temas relacionados à acessibilidade para pessoas com deficiência, iniciativas para o empoderamento feminino e para a inclusão de pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ ainda são grandes problemas na América Latina. Da mesma forma, entendemos que a fauna, a flora, os recursos aquáticos e o solo são elementos essenciais para que o turismo aconteça, o que nos motiva a buscar por histórias de sucesso nessas duas categorias que dialogam com as questões do momento e são latentes para o desenvolvimento da atividade na América Latina”, resume.
Para entender como a atividade fomenta o consumo local, a terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável estreia uma nova categoria que irá destacar os modelos de compra de artesanato, alimentação e demais itens nos destinos turísticos. A ideia de homenagear essas iniciativas partindo do pressuposto que reforçar o senso de lugar por meio de sabores e artes locais contribui para a experiência do viajante e traz oportunidades adicionais de renda às comunidades.
Outra novidade para 2023 é a celebração de iniciativas que gerem conexões significativas entre o turista, o anfitrião e o local visitado, resultando em fidelização e recomendação para amigos e familiares. “Todos são entusiastas do turismo responsável e estão à frente de segmentos específicos como turismo de natureza e turismo de base comunitária, entre outros”, resume Gustavo, lembrando que o corpo de jurados é formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas, acadêmicos e formadores de opinião.
Entre os critérios de avaliação estão a originalidade, o potencial de replicabilidade e a possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. “Esse último tópico ainda assusta muitas pessoas que relacionam a mensuração às complexas metodologias utilizadas por grandes corporações, o que nem sempre é verdade. Muitas vezes, o impacto de uma solução criativa, criada por uma pequena empresa e mensurada com ferramentas artesanais é proporcionalmente mais importante do que o proposto por grupos mais estruturados”, finaliza.
As seis categorias que recebem inscrições para a terceira edição do prêmio são:
- Abordando as mudanças climáticas;
- Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos;
- Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão;
- Melhores iniciativas para a conservação da natureza;
- Melhores Modelos de compras locais, artesanato e alimentação;
- Melhores conexões significativas. Os requisitos de cada tema, bem como os vencedores da edição 2022 estão disponíveis no site
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