BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,68

MP que reduz imposto sobre empresas do Turismo é aprovada

Após aval da Câmara dos Deputados, a Medida Provisória nº 1138/2022, que reduz a alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior, foi aprovada pelo Senado Federal nesta terça-feira (28). A norma reduz o percentual de 25% para 6% no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, beneficiando assim as empresas do setor de Turismo, principalmente as agências, operadoras e cruzeiros marítimos. Agora, a medida aguarda promulgação.

A MP aprovada estabelece o benefício fiscal sobre remessas ao exterior para a cobertura dos gastos pessoais de brasileiros em viagens de turismo, negócios, serviço e treinamento ou em missão oficial. A alíquota de IRRF sobre remessas ao exterior será elevada em 1 ponto percentual a cada ano subsequente: para 7% em 2025; 8% em 2026 e 9% em 2027. Caso o texto não fosse aprovado até o próximo dia 1º de março, a alíquota voltaria a um índice de 25%, colocando em risco a empregabilidade do setor.

Magda Nassar, presidente da Abav Expo, comemora a decisão do senado e enxerga como uma vitória para o setor reafirmando que vai trabalhar para que as empresas internacionais não recolham nenhum tipo de imposto sobre as empresas nacionais. “Essa medida é fundamental para o agenciamento e hoje nós temos 6% por causa dessa medida. Ainda não é o que queremos porque nossa meta é que este imposto seja zerado mas já podemos nos tranquilizar”, salientou Nassar.

A executiva disse que é inadmissível essa taxa ao setor porque ela tira a competitividade e isonomia das empresas nacionais que já pagam impostos. Magda também ressaltou que o processo de convencimento, explicação e exclamações vem muito antes do senado e que já teve reuniões com o Ministério do Turismo e a Casa Civil.

“Foi muito importante esse entendimento do novo governo já que essa era uma MP do governo anterior. O Turismo está se fortalecendo a passos muito largos mas muito rápidos e isso é muito gratificante para o segmento. Com certeza absoluta nós temos motivos para comemorar e o IRRF nos traz uma tranquilidade mas estamos atrás de várias outras medidas para que o turismo seja justo para as empresas que nele atuam”, concluiu.


Leia também: Abav Nacional divulga tema da primeira capacitação deste ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS