A Região Turística do Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, é uma das mais visitadas do estado no período de verão. Considerada alta temporada nas cinco cidades, a estação é ideal para a prática do famoso turismo de Sol e Praia.
Porém, as cidades que compõem o Circuito Litoral Norte têm muito a oferecer além de suas centenas de praias paradisíacas. E o melhor, o ano inteiro. Seja para a prática de ecoturismo, turismo náutico, de aventura, gastronômico, ou qualquer outro que a região se destaque por oferecer belezas naturais e bons serviços, a baixa temporada, que começou junto com o outono, também é uma boa pedida.
No geral, viajar para o Litoral Norte de São Paulo na baixa temporada pode ser uma excelente oportunidade para desfrutar de uma viagem mais relaxante, acessível e autêntica. O consórcio turístico montou um mapa de acesso para facilitar a chegada na região. Confira este mapa clicando aqui. E, como bônus, elencou cinco motivos para visitar as cidades nesta época.
Menor fluxo de turistas
Com menos pessoas viajando para o litoral na baixa temporada, você pode evitar multidões e filas longas, permitindo que você desfrute de uma experiência mais tranquila e relaxante.
Preços mais acessíveis
Na baixa temporada, muitos hotéis, restaurantes e atrações turísticas oferecem preços mais acessíveis, tornando sua viagem mais econômica e permitindo que você aproveite ainda mais roteiros com custos mais atraentes pelas cinco cidades do Litoral Norte de São Paulo. Dessa forma, é possível até ampliar o número de dias na região.
Clima agradável
A baixa temporada é sinônimo de clima agradável no Litoral Norte, unindo temperaturas amenas e dias mais proveitosos. Além disso, as temperaturas mais frescas são ideais para praticar atividades ao ar livre, como as diversas trilhas ecológicas disponíveis nas cinco cidades, e até roteiros de aventura, como rapel, passeios de caiaque e de bike.
Mais interação com a comunidade local
Com menor fluxo de visitantes do que na temporada de verão, você pode ter mais oportunidades de interagir com a comunidade local e aprender mais sobre a cultura e tradições caiçaras.
O período é ideal também para as atividades de Turismo de Base Comunitária, que é focado principalmente na valorização e preservação da cultura e do povo local e inclui passeios às comunidades preservadas em meio à Mata Atlântica.
Maior flexibilidade
Da mesma forma, com menor fluxo de visitantes do que a alta temporada, você pode ter mais flexibilidade em relação aos horários, atividades e atrações, sem precisar se preocupar com reservas antecipadas ou grandes filas nos atrativos mais badalados da região.
Agenda