Rampa de voo livre em Alfredo Chaves (ES). Crédito: Fernando Madeira/MTur
Na última quinta-feira (6) foi comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz e o Ministério do Turismo (Mtur) tem vários motivos para agradecer a quem prática e promove o esporte, que, além de trazer saúde, também ajuda a fomentar o turismo brasileiro. Em 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua Turismo, 363,6 mil turistas que viajaram pelo país a lazer, tiveram como motivação praticar ou assistir esportes.
Além de movimentar as viagens de brasileiros, a prática também foi responsável trazer visitantes de outros países. Dados do Perfil de Demanda Turística Internacional, realizado pelo Ministério do Turismo, apontam que 2,4% dos turistas internacionais que vieram ao país à lazer tinham motivações relacionadas ao esporte.
Esporte + turismo é uma dupla de sucesso que só potencializa os destinos turísticos. No Brasil, essa união encontra um ambiente estimulante, por conta da diversidade natural, cultural e de atrativos, o turista esportivo tem um grande leque de opções para praticar seu esporte favorito.
A cidade do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, brilhou nesse quesito e foi escolhida pela segunda vez consecutiva como o principal destino da América do Sul em turismo de esportes, pelo World Travel Awards, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo. Não é para menos, pois o Rio oferece esportes de várias modalidades, sejam eles de natureza (como arborismo e trilhas), realizados no mar (surf, standup paddle, entre outros) ou nas ruas da cidade (como as corridas, prática de skate e patins, lutas, etc).
A “Cidade Maravilhosa” é apenas umas das cidades brasileiras que tem esse poder de encantar o turista esportivo. De Norte a Sul, o viajante vai encontrar uma mistura de beleza com acesso a práticas esportivas em diferentes modalidades. Para quem gosta de natureza, a dica é visitar um dos parques naturais do Brasil ou as belas Chapadas e chapadões espalhados no país.
Para os amantes das águas, mergulhos e esportes para lá de molhados podem ser desenvolvidos nos rios e mares nacionais, como nas cidades de Bonito (MS), no Jalapão (TO), ou no Parque Nacional de Anavilhanas (AM), contemplado pela beleza do rio Negro e por uma diversidade de fauna e flora.
Leia também: MTUR DIVULGA MAPEAMENTO DO PERFIL DO TURISTA COM DEFICIÊNCIA
Agenda