Com a crescente oferta de serviços por assinatura, o setor de turismo cresceu 36,9% em 2022, de acordo com o governo federal. Esse resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na receita de serviços de empresas que atuam nos segmentos tangentes (aéreo, restaurantes, hotéis e locação de automóveis), que contaram com crescimento de 2,9%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“A flexibilidade é uma das principais vantagens dos programas de assinatura, pois permitem que os assinantes adaptem suas viagens de acordo com as suas necessidades e preferências. Além disso, pode garantir maior tranquilidade em caso de imprevistos”, conta, Márcio Rogério Monti, diretor de Pricing, Revenue Management & Supply da RDC Viagens.
Monti, explica que considerando o cenário de retomada das atividades turísticas, o serviço de assinatura de viagem contribui para a recuperação do setor e permite identificar tendências de destinos mais procurados e categorias de hotéis, pois com cerca de 100 mil assinantes, por exemplo, é possível fazer previsão de ocupação.
“Evoluímos muito nesses últimos 5 anos, não só tecnologicamente, mas também em relação a entrega do produto”, explica Monti. “Este ano já estamos 55% acima das reservas, comparado com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. Vale dizer que o pagamento dos serviços por assinatura é recorrente e permite reservas coletivas de apartamentos em diferentes hotéis pelo Brasil. Dessa forma, as negociações se tornam interessantes para os dois lados: cliente e empresa”, completa o executivo.
Vale ressaltar que para o mercado de hospitalidade, que abrange desde a recepção do hotel até serviços como alimentação e transporte, precisam ser pensados de forma estratégica a fim de atender um público que viaja de forma recorrente e demanda flexibilidade.
Para Daniel Pereira, gerente da Equipotel, maior feira de hospitalidade da América Latina, esse movimento é importante porque reforça a manutenção da qualidade dos serviços, principalmente, porque os clientes estão cada vez mais exigentes. “Os próprios clientes se comunicam a partir da avaliação dos serviços e algumas empresas se destacam pelos diferenciais”, completa Pereira.
Foto: Pedro Vilela/MTur
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