Para se consolidar como a empresa que proporciona a melhor experiência do país, a Azul anunciou, nesta segunda-feira (17), o novo cardápio de voos internacionais assinado pelo famoso chef francês, Claude Troisgros. A parceria veio para anunciar a nova rota da companhia Viracopos-Paris, que será inaugurada na próxima semana, no dia 26 de abril. O cardápio, que ficará disponível nos próximos três meses (maio, junho e julho), também será servido nos voos para Lisboa, Orlando e Fort Lauderdale a partir de maio.


Para tornar a experiência ainda mais completa, o almoço foi servido na classe Business do Airbus A350 da Azul – o mesmo que fará a nova rota. Tanto a classe Business, quanto a Economy, degustará dos pratos com ingredientes brasileiros e técnicas francesas do Claude. A diferença de uma classe para a outra será apenas o cardápio. Na Business os passageiros terão uma refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa) do chef, além de uma cartela de vinhos que vão harmonizar a refeição. Já na Economy, apenas o prato principal será do chef.


Os pratos serão servidos por ciclos, durante o almoço e a janta. Segundo Claude, que já trabalha na valorização dos produtos brasileiros dentro da técnica francesa, está é a primeira vez que terá seus pratos sendo servidos a bordo de uma companhia aérea.
“É um grande desafio. Mas tudo foi pensando para oferecer o melhor para os passageiros, desde o preparo até a hora de servir. Aprendi muito com o pessoal da Azul, principalmente sobre algumas técnicas, então foi uma troca de experiências e ideias muito importantes para mim”, comenta o chef, que possui mais de 40 anos de experiência.


O volume total de refeições servidas por mês será de 5.200 na classe Business e 50 mil na classe Economy. Confira o cardápio:
Ciclo 1 (maio): de entrada tartare de beterraba; prato principal será filé de pirarucu chapeado, acompanhado de purê de mandioquinha, banana nanica assada e emulsão de manteiga com uvas passas; para a sobremesa, um cheesecake com calda de doce de leite e queijo Minas ralado. A classe Economy terá como prato principal uma sobrecoxa de frango antiboise, acompanhada de brócolis ao vapor e arroz com salsa.


Ciclo 2 (junho): de entrada camarões com maionese, cuscuz com gengibre e hortelã e mix de brotos variados; prato principal será paleta de cordeiro assada e desfiada acompanhada de mini penne rigatti al dente, molho demi glace com vinho tinto e legumes com bacon e shitake sauté; para a sobremesa, um mousse de cappuccino com canela e nibs de cacau. A classe Economy terá como prato principal um bife bourguignon acompanhado de arroz com ervilhas.


Ciclo 3 (julho): de entrada uma caponata de berinjela com queijo mussarela de búfalo e farinha panko com salsa; prato principal será um frango caipira desfiado acompanhado de polenta, quiabo sauté e caldo de galinha caipira espesso; para a sobremesa, um doce tipicamente mineiro, mousse de goiabada com queijo. A classe Economy terá como prato principal penne com molho de tomate acompanhado de ratatouille de laranja.


A rota para a capital francesa é uma estratégia da Azul, já que no próximo ano a cidade sediará as Olímpiadas. Além, claro, da alta demanda na procura pelo destino. Os voos serão diários, exceto as terças-feiras e já estão sendo comercializados pelos canais de venda da Azul. Na ida, os voos partirão do Aeroporto de Viracopos às 23h, e na volta, partirá do Aeroporto de Orly às 22h.


Para Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul, o diferencial da Azul está nas experiências. “Há muitos voos para Paris, mas apenas a Azul oferece essa imersão com a culinária dos dois países.”