No dia 1º de março, a hotelaria de São Paulo ganhou mais um competidor. Localizado na Alameda Santos, paralela da Avenida Paulista, o Qoya Hotel São Paulo, Curio Collection by Hilton, é uma alternativa de hospedagem lifestyle, com alta gastronomia, arquitetura contemporânea e sustentabilidade. Nesta quarta-feira (10), o hotel convidou jornalistas para conhecer o produto e provar do almoço do Primo Piano, restaurante que fica no primeiro andar do hotel, comandado pelo chef Paulo Zegaib.
Além da academia completa, piscina climatizada no terraço e do spa, o Qoya Hotel São Paulo possui 166 apartamentos, divididos em cinco categorias: Superior, Premium, Adaptados, Suíte e Suíte Presidencial. “Nossa diária média está superior a mil reais, patamar 23% acima da nossa expectativa inicial durante a abertura. Estamos com planos de aumentar ainda mais, visto que São Paulo tem ganhado cada vez mais destaque no pós-pandemia”, conta a gerente geral do hotel, Giuliana Laganá, que participou de todo o processo de implantação da marca.
O público é majoritariamente composto pelo corporativo nos dias de semana e pelo lazer nos finais de semana. “Vale salientar que temos registrado cada vez mais hóspedes de lazer durante a semana. Recebemos também público de saúde, considerando os diversos centros médicos, hospitais e clínicas da região. Inclusive, nosso primeiro hóspede fazia parte desse público, que demanda bastante cuidado e atenção”, compartilha a gerente.
Atualmente, os turistas internacionais respondem por cerca de 40% do público do hotel. “Embora sejam muito variadas as nacionalidades que recebemos, há uma grande predominância de orientais, em função das empresas da região. Esperamos que esse percentual cresça ainda mais, considerando que o hotel é bastante recente”, alega Giuliana.
O nome Qoya – que significa rainha, sacerdotisa ou anciã em Quechuan, língua indígena da região dos Andes – é uma homenagem às mulheres na hotelaria, segundo Giuliana. O termo também é utilizado para designar uma prática holística para mulheres que incorpora a sabedoria do Yoga, a liberdade da dança e a natureza. Esse último item, por sua vez, reflete em diversos aspectos da marca, como o foco em sustentabilidade.
“Além do buffet tradicional, nosso café da manhã inclui opções a la carte e sucos embalados em garrafinhas, reduzindo desperdício. Implementamos uso de dispensers, águas em lata, copos de cerâmica ou biodegradáveis e até lápis de madeira de reflorestamento com sementes na ponta em vez de canetas. Fora isso, contamos com placas fotovoltaicas e toda a água é captada para reuso”, lista Giuliana, que é bastante interessada na temática.
Quanto à gastronomia, o Primo Piano ganhou esse nome por ser um restaurante italiano localizado no primeiro andar do edifício, além de possuir um piano de cauda. O instrumento é utilizado todas as quintas-feiras, quando o estabelecimento aberto ao público recebe música ao vivo. O Primo Piano faz parte do grupo detentor do restaurante de carnes nobres Dinho’s, que também abrirá ainda nesta semana uma unidade no térreo da propriedade, complementando a oferta de A&B do hotel.
Embora o Qoya Hotel São Paulo seja de propriedade de um grupo de investidores e possua bandeira Hilton, o empreendimento é administrado pela HCC Hotels. A empresa administra hotéis em Curitiba (PR), Ilhabela (SP) e Porto Alegre (RS), além de ser proprietária de quatro hotéis na capital paranaense, incluindo a primeira unidade Qoya – antigo Four Points by Sheraton.
Fotos: Matheus Alves
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