No final da tarde desta quarta-feira (14), dirigentes da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) e da Embratur se reuniram em Brasília para firmar uma inédita cooperação na promoção do país como destino competitivo e qualificado no mercado global. Segundo o presidente da agência de promoção do turismo do Brasil, Marcelo Freixo, essa parceria é estratégica para o setor.
“Esse acordo vai nos ajudar a gerar desenvolvimento econômico e social em diversas comunidades do nosso país”, avalia Freixo. “O Brasil possui uma grande diversidade de atrativos altamente competitivos para este perfil de viajante mais experiente que busca vivenciar experiências autênticas, tem um ticket médio alto e está preocupado em deixar um impacto positivo de seu consumo nas comunidades que visita”, complementa.
Além de Freixo, a cerimônia contou com as participações de Roberto Klabin e Simone Scorsato, presidente e CEO da BLTA, respectivamente, e, pela Embratur, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, a gerente de Experiências e Competitividade Internacional, Monica Samia, e o gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis.
Quanto à cooperação estabelecida, Simone afirma que, por meio desse trabalho cooperado que se inicia entre as duas instituições, a imagem do país será levada para o exterior como destino de alta qualidade no mercado global. “A importância dessa parceria reveste-se de importância ainda maior, pois a Embratur, nesse momento, retoma seu trabalho sério de divulgação do país no exterior como agência de promoção internacional do Brasil, contando com uma equipe técnica extremamente preparada”, acrescenta.
Para Klabin, a parceria firmada ocorre no sentido de a associação brasileira de hotéis e operadoras de luxo se somar à promoção do país no mercado internacional de forma muito assertiva. “Nesse sentido, nossa postura contempla valorizar, sobretudo, um dos nossos maiores patrimônios: uma natureza exuberante e única encontrada em nossos diferentes ecossistemas que são fortes atrativos junto aos visitantes estrangeiros”, pontua o presidente da BLTA.
O acordo assinado, complementa Simone, prevê ações conjuntas e compartilhadas no mercado de luxo, como participação em algumas das principais feiras do setor em 2024, como a ILTM Cannes, roadshows e outras iniciativas oportunas dentro de um calendário focado nesse nicho de viajantes que buscam a excelência. “Queremos ampliar não só o número de turistas, mas também a qualidade desses visitantes que viajam para o Brasil”, explica a CEO da BLTA.
Na véspera da assinatura do acordo, na terça-feira (13), Simone esteve à frente de um workshop com uma equipe de técnicos da Embratur. Durante o encontro, a CEO enfatizou que o segmento de luxo na indústria do turismo é conhecido como uma ferramenta estratégica de promoção de destinos consolidados que alavanca outros nichos porque trabalha com excelência e qualidade de serviços e produtos. “Outra característica deste mercado de luxo é que os atributos vão além do dinheiro, pois tem como premissa valorizar a originalidade, a autenticidade, a sustentabilidade e as tradições culturais locais”, finaliza.
Leia também: 6º Conturesp tem inovação como tema central
Agenda