Durante o feriado de Corpus Christi, houve uma movimentação significativa de turistas no estado de São Paulo, superando as expectativas. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o estado recebeu 2,7 milhões de turistas, o que representa um aumento de 18% em relação ao esperado. Além disso, foi registrada uma movimentação financeira de R$ 5 bilhões.

Os municípios que compõem o Circuito das Águas, como Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, receberam mais de 800 mil turistas, estabelecendo um novo recorde de visitantes para a região.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem no estado foi de 70%, sendo que cidades como Águas de São Pedro, Brotas e Louveira tiveram 100% de seus quartos ocupados. Águas de Lindoia, que sediou um evento de carros antigos, registrou ocupação total da rede hoteleira e recebeu 650 mil visitantes. Serra Negra teve uma ocupação de 90%.

Além disso, outros destinos turísticos como Campos do Jordão, com atrações típicas de inverno, e Guararema, que sediou um festival de jazz e blues, também tiveram altas taxas de ocupação, atingindo 90% e 95%, respectivamente.

O estado de São Paulo é o maior emissor de turistas do Brasil e também o que recebe o maior número de visitantes. A expectativa é de que a economia do setor cresça 7,8% em 2023, impulsionada pelo turismo doméstico. Estima-se a chegada de 45 milhões de turistas nacionais no estado, um aumento de um milhão em relação a 2019. O turismo internacional também está em crescimento, com a previsão de 2,3 milhões de turistas estrangeiros, em comparação com 2,1 milhões em 2019.

Os principais aeroportos do estado devem registrar uma movimentação de 77 milhões de passageiros, considerando voos domésticos e internacionais, o que representa a maior movimentação desde 2019.


Leia também: CORPUS CHRISTI: MAIS DE 3,1 MILHÕES DE PESSOAS DEVEM VIAJAR NO FERIADO