Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, a busca por uma conexão profunda com a natureza tornou-se importante para muitos viajantes em busca de revitalização e bem-estar. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 25,6% das viagens motivadas por lazer foram em busca de ecoturismo em 2020.

Os viajantes estão buscando refúgio em destinos naturais, ávidos por explorar lugares que proporcionem uma reconexão com o ambiente natural. Esse segmento não apenas atende ao anseio por relaxamento e aventura, mas também promove um impacto econômico positivo para as comunidades locais.

Além dos aspectos emocionais e de lazer, uma análise divulgada pela BMC demonstra os benefícios da natureza para a saúde física e mental. A imersão em ambientes naturais contribui para a redução do estresse, melhora do humor, aumento da criatividade e fortalecimento do sistema imunológico.

Dentre os destinos naturais populares, encontramos uma variedade de opções de ecoturismo que cativam os viajantes. Parques nacionais, praias paradisíacas, florestas exuberantes e majestosas montanhas são alguns lugares que oferecem uma imensidão de belezas naturais e oportunidades de conexão com a natureza, segundo a proprietária da agência de viagens Art Turismo, Mitiko Okuma. “Nessas paisagens, os viajantes podem realizar caminhadas revigorantes, contemplar vistas deslumbrantes e experimentar aventuras”, explica.

De acordo com a profissional, para os viajantes que buscam uma renovação do corpo e mente, a escolha de destinos naturais se revela como uma oportunidade única de reencontro consigo mesmo. “A natureza nos convida a desacelerar e a observar os detalhes sutis ao nosso redor”, finaliza Mitiko Okuma.


Leia também: Em pesquisa, turistas revelam aprovação ao São João da Bahia