Quadrilha, comida típica, fogueira, bandeirinhas, fogos de artifício e um bom forró são alguns dos elementos das tradicionais festas de São João que podem ser encontradas em diversas cidades do país, em especial no Nordeste. Uma experiência autêntica, que só tem no Brasil e que o mundo precisa conhecer mais e melhor. Com o objetivo de traçar novas estratégias em comum, com governos de estado e prefeituras, para atrair o turista estrangeiro para o São João de 2024, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, cumpre uma extensa agenda em Recife (PE), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Na sua primeira parada, Freixo aproveitou para conhecer, nesta quinta-feira (22), a cidade cenográfica do São João do Recife, acompanhado do prefeito do município, João Campos. “O São João é um patrimônio cultural, é uma festa enraizada na cultura brasileira, é o povo na rua feliz. Um festejo extremamente rico, com um enorme potencial para ganhar uma dimensão para o turismo internacional tal qual o carnaval tem hoje”, destacou Freixo.

O prefeito Campos aproveitou para apresentar ao presidente da Agência os projetos que Recife vem estudando para fomentar o turismo. “Aproveitei para conversar sobre a ampliação do turismo na cidade e apresentei a novidade deste ano que foi levar os festejos juninos também para o Centro (da cidade)”.

Em seguida, o presidente da Embratur seguiu para Caruaru (PE), onde se encontrou com um grupo de operadores de viagens da América do Sul – Argentina, Peru e Chile – que foram convidados pela Agência para vivenciarem o São João nas três cidades nordestinas. A ideia é dar visibilidade para as festas de São João internacionalmente, e, assim, atrair os um maior número de turistas estrangeiros nos próximos anos.

“Essa é a primeira vez que a Embratur proporciona essa experiência para operadores de turismo estrangeiro. São Agências da Argentina, Chile e Peru que irão comercializar o nosso São João, trazer turistas estrangeiros no ano que vem para conhecer essa festa tão rica”, explicou Marcelo Freixo.

Ainda no município, a comitiva foi visitar o Alto do Moura, um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas, com a Casa-Museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino, ateliês, bares e os restaurantes de culinária regional.

Já durante à noite, Marcelo Freixo foi recepcionado pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde circularam por toda estrutura que vai desde a parte cultural até a área de shows. O prefeito explicou que a festança também tem um grande potencial econômico para a região. “É uma festa que vale o investimento. Serão gerados muitos empregos diretos e indiretos, isso traz um grande retorno para a cidade”, destacou Pinheiro.


Leia também: Redescobrindo SP promove regiões turísticas paulistas