A 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins começa, oficialmente, nesta sexta-feira (30), com encerramento no domingo (2). A festa, que atrai visitantes de diversas partes do mundo, traz a disputa entre os dois bois-bumbás mais famosos da região: Garantido e Caprichoso. O festival se tornou um dos principais acontecimentos culturais do Brasil e o Brasilturis está presente nesta edição.

O evento acontece no Bumbódromo, que é um estádio com formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para receber até 35 mil pessoas. Na última edição, o espaço recebeu cerca de 80 mil pessoas nos três dias de evento – considerado o maior de sua história. A torcida, chamada de “galera”, fica em silêncio durante a apresentação do boi adversário, que é conhecido como “contrário”.

Na última edição, o boi-bumbá Garantido (da cor branca com o coração vermelho na testa) abriu o 55º Festival de Parintins, com o tema “Amazônia do Povo Vermelho”. Mas foi o Caprichoso (da cor preta com a estrela azul na testa) que ganhou a edição, com 1.259 pontos, trazendo o tema “Amazônia Luta em Poesia”.

As notas do festival são divididas em três blocos: A (musical), B (coreógrafo) e C (artístico), que possuem 21 critérios para os jurados analisarem as toadas, alegorias e personagens de cada agremiação, com a missão de encontrar os pontos que um boi é melhor que o outro.

O Brasilturis Jornal viajou para a Ilha de Parintins (AM) a convite da Amazonastur.

História

Em 1913, o Boi Garantido foi fundado por Lindolfo Monteverde e o Boi Caprichoso foi fundado pelos irmão Roque, Félix e Raimundo Cid. O Garantido usa a cor vermelha e o Caprichoso usa a cor azul. No início, acontecia uma disputa informal nas ruas de Parintins, mas com o tempo os dois grupos de “bois” começaram a representar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá.


Leia também: EMBRATUR IRÁ PROMOVER O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS NA AMÉRICA DO SUL