O setor de viagens e turismo no Brasil continua a crescer, apesar dos desafios impostos pela pandemia. Um novo levantamento da Comscore sobre a performance dos conteúdos sobre viagens nas redes revela que 55% dos consumidores da categoria têm a intenção de fazer sua primeira viagem internacional nos próximos 12 meses.

A análise mostra que a população digital total relacionada ao segmento de viagens no Brasil possui 78,5 milhões de usuários únicos (UVs), sendo a maioria pertencente às classes C (mais da metade) e B. As mulheres com 25 anos ou mais têm uma afinidade maior com a categoria, enquanto aquelas acima dos 45 anos consomem mais tempo de conteúdo relacionado a viagens, somando uma média de 84 minutos por mês.

Além disso, a audiência é predominantemente mobile, com 71 milhões de usuários únicos conectados exclusivamente via dispositivos móveis. O estudo mostra, ainda, que houve um aumento significativo de 67% em minutos consumidos nos últimos três anos.

Em relação às preferências dos internautas brasileiros com mais de 18 anos quando buscam por viagens nas redes, a maioria respondeu que gosta de viajar e aprender sobre lugares exóticos (75%) e concorda que a internet é uma ferramenta útil para planejar e reservar viagens (67%). Além disso, 66% expressaram o desejo de viajar para fora do Brasil, enquanto 64% preferem tirar férias em solo nacional. Para 64% dos entrevistados, as verdadeiras férias incluem viajar, e 60% preferem aproveitar o descanso em períodos mais tranquilos do ano.

“Essas descobertas oferecem insights valiosos para empresas e profissionais do setor de viagens, turismo e áreas correlatas no Brasil que querem se conectar com suas audiências em diferentes canais. Por meio desta análise, fornecemos uma compreensão mais profunda das preferências e comportamentos dos consumidores digitais, traçando novas perspectivas”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.

O estudo da Comscore é um importante indicativo do interesse do público brasileiro por viagens. Com o crescimento da população digital no país, o setor de viagens e turismo tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos.

Publicidade e audiência on-line

O interesse dos consumidores por viagens também é demonstrado nas métricas de engajamento digital. Em abril de 2023, a categoria “travel” gerou mais de 32 milhões de impressões em anúncios on-line, impactando em média 8 milhões de usuários únicos até quatro vezes. Os conteúdos com melhor performance estavam hospedados nas plataformas UOL, Globo, Google Sites, IG Portal e Microsoft Sites, respectivamente.

O estudo também identificou que os dez principais sites de viagens e hospedagens do mercado brasileiro representam uma audiência única de 29 milhões de usuários, alcançando quase 37% do segmento. A Priceline.com Incorporated, que engloba o Booking.com, lidera a lista com 10,8 milhões de usuários únicos. No entanto, quando analisamos a quantidade de minutos consumidos, observa-se que o Voeazul.com.br aparece em primeiro lugar. Nota-se, ainda, que a audiência entre os principais players é compartilhada.

Nas redes sociais, a análise de janeiro a junho deste ano, revelou como os dez principais players em relação ao números de ações e audiência: Hotel Urbano (BR), Melhores Destinos, Azul Linhas Aéreas, LATAM Airlines (BR), GOL, Airbnb, Decolar (BR), Booking.com, Maxmilhas e Zarpo. Entre eles, o perfil Melhores Destinos performou entre os posts com o maior engajamento.

Para conferir o levantamento completo sobre a categoria Travel, acesse aqui.

Leia também: PARADA LGBT+ SERÁ PAUTA NO FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS