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Azul Conecta lança serviço para garantir requisitos de segurança pré-determinados

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A Azul visa fomentar o Turismo do Espí­rito por meio da nova rota (Foto: Divulgação)

A Azul Conecta acaba de apresentar ao mercado a sua mais nova capacitação técnico-operacional. Agora, a companhia está preparada para realizar uma das etapas do processo de Recertificação de Aeronaves para o Reduced vertical separation minima (RVSM), o voo de monitoramento. O novo serviço tem por finalidade garantir que os requisitos de segurança pré-determinados para a operação em altitudes com a separação vertical mínima reduzida estejam de acordo com o sistema de altimetria das aeronaves.

O RVSM baseia-se em diminuir a separação espacial vertical entre as aeronaves, reduzindo a separação vertical de 2000 Pés (ft.) para 1000 Pés (ft.) entre FL 290 e FL 410 para todos os aviões que cumpram com os critérios exigidos pela autoridade aeronáutica. O RVSM foi implementado no Brasil entre 1997 e 2005, e é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) juntamente com a regulamentação pela Agência nacional de Aviação Civil (Anac) – que recentemente aderiu à iniciativa de representação feminina na aviação.

O RVSM pode ser utilizada na aviação geral, táxi-aéreo e linhas aéreas, em aeronaves que se adequem aos requisitos:

  • Possuir pelo menos dois sistemas independentes de medição de altitude
  • Possuir transponder capaz de transmitir informações de altitude.
  • Possuir um Sistema de Piloto Automático capaz de controlar a atitude da aeronave, e, consequentemente a altitude, sem varrições.
  • Possuir um Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS).

Para operar neste espaço aéreo é necessário ter algumas autorizações junto à Anac. Uma delas é a carta de autorização Letter of Authorization (LOA), na qual o operador da aeronave deve encaminhar o laudo de manutenção certificada para o órgão. Além disso, deve ser enviados comprovantes de conclusão de aproveitamento de treinamento realizado pela tripulação, e o relatório de monitoramento do sistema de altimetria da aeronave. Tais procedimentos devem ser renovados a cada 24 meses ou 1000 horas de voo.

O serviço de recertificação da Azul Conecta já está disponível, podendo ser adquiridos nos canais oficiais da companhia.

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