Mais de 19,4 milhões de pessoas passaram pelo Aeroporto de Guarulhos (GRU) neste primeiro semestre. Só no mês de junho as operações nacionais alcançaram uma média de 109 mil passageiros por dia, com um total de 22.305 pousos e decolagens, e uma média de 744 operações por dia, que conectaram 52 cidades no Brasil, sendo as mais movimentados Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte.

No segmento internacional, foram cerca de 37,5 mil passageiros por dia e os destinos mais procurados foram Santiago, Buenos Aires e Miami. No continente Europeu, as principais rotas no mês de junho foram Lisboa com 335,6 mil passageiros, Madri com 334,6 mil, Paris 294,5 mil com e Frankfurt 252,6 mil.

No mês de julho, período de férias escolares, são previstos 3,65 milhões de passageiros em voos nacionais e internacionais, com destaque para os destinos: Recife, Salvador, Porto Seguro, Santiago e Mendoza.

Anualmente, o Aeroporto de Guarulhos é utilizado como aeroporto de conexão por cerca de 12 milhões de pessoas, o que mostra sua importância crescente na conectividade do Brasil e da América do Sul com o resto do mundo. “Quando uma companhia aérea aposta em São Paulo e coloca sua operação aqui, ela está servindo um continente inteiro”, informa João Pita, diretor Comercial e Cargas da concessionária.

Mais conectividade

No segundo semestre, está previsto o retorno de algumas rotas suspensas durante a pandemia – como é o caso de Joanesburgo e Los Angeles, além de novas companhias aéreas como Arajet, que voará para Santo Domingo, na República Dominicana, e Egyptair, para o Cairo, no Egito. Outro novidade é a ligação inédita para a Cidade do Cabo, operado pela South African Airways, está prevista para iniciar no dia 31/10. Atualmente, o aeroporto liga São Paulo a 52 destinos domésticos e 47 destinos internacionais.