BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

52% dos aeroportos estão abaixo dos ní­veis de 2019

Olivier Jankovec, diretor-geral do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), afirmou que a expansão das companhias aéreas de baixo custo – bem como a forte demanda de viagens de lazer – contribuíram para uma recuperação significativa nos últimos seis meses, embora não tenha alcançado os níveis pré-Covid.

“2023 não é 2019”, disse Jankovec. “Existem variações significativas no desempenho nos mercados nacionais, e os volumes ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia para mais da metade (52%) dos aeroportos da Europa.”

Dados da ACI Europe revelam que o tráfego internacional cresceu duas vezes mais rápido do que o tráfego doméstico, aumentando 32,2% durante o primeiro semestre de 2023 em comparação com 16,6% para o tráfego doméstico. Os aeroportos na zona europeia restante da ACI, que inclui países fora da UE, como partes dos Bálcãs, Israel e Turquia, estão mais próximos de uma recuperação total pré-pandemia, enquanto os aeroportos do mercado UE+, que inclui o Reino Unido e a Suíça, ainda estão ficando para trás.

Em junho, os aeroportos gregos superaram os níveis pré-Covid após o tráfego aumentar 14,2%, seguidos pelos aeroportos da Islândia e Luxemburgo, que cresceram 9,3% e 8,7%, respectivamente.

No restante do mercado europeu, a expansão das companhias aéreas de baixo custo alimentou novos recordes de tráfego de passageiros para aeroportos na Albânia, Uzbequistão e Cazaquistão. Enquanto isso, mercados importantes como Espanha, Reino Unido e França ainda estavam abaixo dos níveis de 2019, em 2,8%, 6% e 8,3%, respectivamente.

De acordo com Jankovec, embora a demanda tenha se mantido “extremamente resiliente” apesar das pressões inflacionárias, as coisas podem piorar após o verão. “No entanto, olhando para frente e depois dos meses de pico do verão, vemos riscos significativos e muita incerteza”, acrescenta. “Isso inclui a perspectiva de piora da macroeconomia para a Eurozona e o Reino Unido, bem como sinais iniciais de que os gastos discricionários podem começar a diminuir e que as reservas de poupança da pandemia estão esgotadas”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS