O ACI Europe, órgão europeu de comércio aeroportuário, divulgou nesta segunda-feira (31) seu relatório de tráfego aéreo cobrindo o mês de junho, bem como o primeiro e segundo trimestre de 2023.

A demanda internacional aproxima o volume de passageiros da recuperação total

O tráfego de passageiros na rede aeroportuária europeia aumentou +28,3% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado – com o tráfego internacional (+32,2%) crescendo duas vezes mais que o tráfego doméstico (+16,6%). O ritmo de crescimento diminuiu no segundo trimestre (+16,3%) em comparação com o primeiro trimestre (+49%), refletindo o fato de que as restrições do covid-19 às viagens intra-europeias foram suspensas em abril do ano passado.

Quando comparado aos níveis pré-pandêmicos (2019), o volume de passageiros ficou em -7,7% no primeiro semestre – melhorando constantemente ao longo do período de -11% em janeiro para -5,9% em junho.

Olivier Jankovec, diretor geral da ACI Europe, comentou: “O tráfego de passageiros se recuperou nos últimos seis meses, ficando cada vez mais perto de uma recuperação total. No entanto, 2023 não é 2019. Existem variações significativas no desempenho dos mercados nacionais e os volumes ainda permanecem abaixo dos níveis pré-pandêmicos em mais da metade (52%) dos aeroportos da Europa. Além do impacto duradouro da guerra na Ucrânia em alguns mercados, isso se deve em grande parte ao fato de os padrões de recuperação se tornarem estruturais. Isso inclui a expansão impressionante, porém seletiva, das transportadoras de custo ultrabaixo e a redução relativa das transportadoras de serviço completo, juntamente com a proeminência do lazer e da demanda VFR1, bem como algumas mudanças no tráfego doméstico para outros modos de transporte”.

Jankovec concluiu: “Até agora, a demanda permaneceu extremamente resiliente diante das pressões inflacionárias duradouras e aumentos recordes nas passagens aéreas desde o início do ano. Mas, olhando para frente e para além dos meses de pico do verão, vemos riscos negativos significativos e muita incerteza. Isso inclui a perspectiva de deterioração da macroeconomia para a zona do euro e o Reino Unido, bem como sinais iniciais de que os gastos discricionários podem começar a diminuir e que os amortecedores de economia pandêmica estão esgotados”.

Lacunas de desempenho entre os mercados nacionais

Os aeroportos no mercado UE+2 (+28,7%) e no resto da Europa3 (+26,4%) aumentaram o tráfego de passageiros a um ritmo semelhante no primeiro semestre em comparação com o ano passado. Mas quando comparados aos níveis pré-pandêmicos (1º semestre de 2019), os aeroportos no resto da Europa (-2,1%) chegaram mais perto de uma recuperação total, com o mercado UE+ (-8,7%) ficando para trás.

  • Em junho, os melhores desempenhos de tráfego de passageiros no mercado EU+ vieram dos aeroportos da Grécia (+14,2%), Islândia (+9,3%), Luxemburgo (+8,7%), Portugal (+8,1%) e Polônia (+6,3%) . Por outro lado, os aeroportos da Finlândia (-32,2%), Eslovênia (-31,9%), Alemanha (-21,7%), Bulgária (-20,5%) e Suécia (-18,8%) permaneceram bem abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Entre os maiores mercados, os aeroportos da Itália (+1,9%) apresentaram os melhores resultados, seguidos pelos da Espanha (-2,8), Reino Unido (-6%) e França (-8,3%) – com os aeroportos da Alemanha sendo claramente discrepantes.
  • Olhando para o resto da Europa, o melhor desempenho do tráfego de passageiros em junho veio dos aeroportos da Albânia (+114,6%), impulsionados pela expansão da Ultra-Low Cost Carrier — seguidos pelos do Uzbequistão (+91,7%), Armênia (+87,6%). ), Cazaquistão (+43,6%) que beneficiou do afastamento do tráfego russo do mercado EU+. Enquanto isso, os aeroportos da Turquia (+0,6%) e da Rússia (+0,4%) alcançaram uma recuperação total.

Aeroportos maiores x aeroportos regionais/menores

O tráfego de passageiros nos Majors (cinco principais aeroportos europeus) no primeiro semestre permaneceu em -8,9% abaixo dos níveis pré-pandêmicos (primeiro semestre de 2019) – abaixo da média europeia.

  • Londres-Heathrow (-4,3%) restabeleceu-se como o aeroporto europeu mais movimentado no primeiro semestre, movimentando 37 milhões de passageiros. Istambul (+10,4%) ficou em segundo lugar com 35,6 milhões de passageiros e continua sendo o único Major a exceder seus volumes pré-pandêmicos.
  • O hub turco foi seguido por Paris-CDG (-12,6% | 31,8 milhões de passageiros), Amesterdão-Schiphol (-17% | 28,7 milhões de passageiros) e Madrid (-2,7% | 28,5 milhões de passageiros).
  • However, by June, Frankfurt (-20.1% | 26.9 million passengers) had rejoined the top 5 league, replacing Madrid in the fifth position.

Entre outros grandes aeroportos (Grupo 1)4, os únicos que recuperaram totalmente os volumes de passageiros pré-pandemia no H1 foram os que apostavam na procura de lazer/VFR e beneficiavam também de uma forte procura transatlântica: Lisboa (+8,7%), Atenas (+ 7,3%), Palma de Mallorca (+3,8%), Istanbul Sabiha Gökçen (+1,6%) e Dublin (+1,5%).

Enquanto isso, aeroportos regionais e menores5 (+0,4%) recuperaram totalmente seus volumes de passageiros pré-pandemia (2019) no primeiro semestre – e fecharam o mês de junho em +2,2%. No entanto, também houve variações significativas entre esses aeroportos, com os que atendem a destinos turísticos populares e contam com companhias aéreas de baixo custo apresentando desempenhos impressionantes.

Estes incluem para H1: Trapani (+163%), Perugia (+137%), Kutaisi (+82%), Zaragoza (+57%), Memmingen (+49%), Funchal (+41%), Lodz (+ 38%), Beauvais (+37%), Zadar (+23%), Ponta Delgada (+20%), Pafos (+19%) e Menorca (+18%).

Movimentos de aeronaves

Entre os dez principais aeroportos europeus para tráfego de carga, os melhores desempenhos no primeiro semestre em relação aos volumes pré-pandêmicos vieram de: Istanbul (+28%), Milan-MXP (+24%), Leipzig/Halle (20%), Madrid (+17%) e Koln-Bonn (+14%).

Os movimentos de aeronaves no primeiro semestre aumentaram +15,5% na rede aeroportuária europeia em comparação com o mesmo período do ano passado e diminuíram -11% em comparação com os níveis pré-pandêmicos (primeiro semestre de 2019).

Dados por grupos de aeroportos

Durante o H1, aeroportos que recebem mais de 25 milhões de passageiros por ano (Grupo 1), aeroportos que recebem entre dez e 25 milhões de passageiros (Grupo 2), aeroportos que recebem entre cinco e dez milhões de passageiros (Grupo 3) e aeroportos que recebem menos de 5 milhões passageiros por ano (Grupo 4) relataram uma variação média de – 10%, -10,1%, +1,7% e -1,2%, em comparação com os níveis pré-pandemia (1º semestre de 2019).

Os aeroportos que registraram os maiores aumentos no tráfego de passageiros no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2019 são os seguintes:

  • Grupo 1: Istambul IST (+10,4%), Lisboa (+8,7%), Atenas (+7,3%), Palma de Maiorca (+3,8%) e Istambul SAW (+1,6%).
  • Grupo 2: Milan BGY (+18,2%), Porto (+14,9%), Nápoles (+14,2%), Málaga (+9,3%) e Catania (+9,0%).
  • Grupo 3: Sochi (+95,1%), Almaty (+50,1%), Belgrado (+25,8%), Rodes (+15,5%) e Cracóvia (+14,8%).
  • Grupo 4: Tirana (+105,1%), Yerevan (+62,6%), Memmingen (+49,1%), Vrellë/Lipjan (+44,0%) e Funchal (+41,0%).

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