Segundo o MTur, o Brasil registou mais de três milhões de turistas estrangeiros nos cinco primeiros meses do ano. De acordo com o levantamento da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, aponta uma alta de 43% no consumo de estrangeiros no país no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Já o número de transações avançou 46%.

O estudo considera as compras realizadas com cartões de crédito emitidos no exterior processadas pela Rede tanto em compras físicas, nas maquininhas, quanto no e-commerce.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos gastos dos estrangeiros no país, com 45% do faturamento. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 24%, seguido de Santa Catarina, com 6%, Paraná, com 5,5%, e Minas Gerais, com 4%. Entre os segmentos com maior alta no consumo estão hospedagem, com avanço de 66% no faturamento; agências de turismo, com 52%; cafés, com 46%; pizzarias, também com 46%; e lojas de calçados, com 42%.

“Observamos gastos muito alinhados com os relacionados ao setor de turismo – hospedagem por exemplo, representa um terço do total gasto pelos estrangeiros no primeiro semestre. O segmento de calçados é a exceção: apesar de uma representatividade menor, teve destaque neste primeiro semestre, mostrando que o setor tem chamado a atenção dos turistas que visitam o Brasil”, comenta Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.


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