“Estou aqui para ouvir todos vocês e vamos trabalhar em conjunto para elaborar a política que irá contribuir para o desenvolvimento do turismo em nosso país”. Foi com essa declaração que o ministro do Turismo, Celso Sabino, inaugurou a 59ª Sessão do Conselho Nacional de Turismo (CNT) realizada em Brasília, nesta terça-feira (29.08). O encontro, presidido pela primeira vez por Sabino, reuniu 79 representantes do setor turístico, Governo Federal e Congresso Nacional.
Um dos tópicos da agenda foi a apresentação do decreto nº 11.623 publicado em agosto, que autoriza a reformulação da estrutura do Conselho – aumentando de 74 membros para 93, o número máximo; a ampliação e aprimoramento da participação social e a revitalização e otimização dos debates por meio das Câmaras Temáticas que serão recriadas, além da Legislação Turística, Regionalização do Turismo, Qualificação, promoção do Turismo Doméstico, entre outros.
A reunião também abordou o novo Plano Nacional do Turismo (PNT) que será apresentado em setembro ao presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva. O secretário-executivo do Conselho e secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, enfatizou a importância de estabelecer metas realistas. “Estamos construindo nosso plano e desejamos que ele contenha metas, porém essas metas precisam ser atingíveis de forma a garantir avanços em todo o setor de turismo”, ressaltou, reiterando que o trabalho está sendo embasado em três pilares: fomentar, qualificar e promover.
No âmbito da promoção internacional, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, enfatizou o investimento no Afroturismo como um dos segmentos prioritários. “Uma nação que desconhece suas raízes, não pode planejar seu futuro”, expressou. Freixo também mencionou que até julho, o país recebeu 3,6 milhões de visitantes estrangeiros – um número superior ao total do ano de 2022 -, os quais injetaram R$ 18 bilhões na economia do país.
“Desejo que nossos próximos possamos celebrar aqui neste Conselho os resultados positivos que alcançaremos no turismo. O presidente está extremamente empolgado com o potencial do setor de turismo e tem oferecido seu apoio e respaldo para alcançarmos a posição que merecemos ocupar. agradecimento pela receptividade meses e hospitalidade, e convido todos vocês a unir forças para construirmos juntos essa nova etapa da história do turismo no Brasil”, concluiu o ministro.
COMITÊ – Durante o encontro, um cronograma foi apresentado para os próximos passos na reestruturação da CNT. Começando a partir desta quarta-feira (30), com a nomeação dos novos Membros Permanentes do Conselho e a renovação das organizações da sociedade civil, o processo será encerrado em 13.09. É importante destacar que o mandato terá duração de dois anos. Durante esse mesmo período, serão abertas inscrições para aqueles que desejam se envolver com as Câmaras Temáticas Permanentes. A seleção de novas entidades da sociedade civil está agendada para ocorrer entre 21.09 e 06.10, e o resultado da renovação e do processo seletivo será anunciado em 23.10. A próxima reunião da CNT está agendada para o dia 15 de dezembro, em Brasília, durante o Salão Nacional do Turismo.
Agenda