Após fechar o segundo trimestre com lucro de US$ 145 milhões, a Latam lançou, nesta quinta-feira (31), um novo produto em sua plataforma, o Latam Flex. A novidade permite ao cliente contratar, no momento da compra, a opção de solicitar o reembolso integral em crédito do valor pago pela passagem em caso de desistência. O produto pode ser adquirido para todos os voos e passageiros incluídos na reserva e mediante pagamento de custo adicional, apenas por meio do canal de vendas direto da companhia aérea.
“O Latam Flex é mais uma facilidade que veio para melhorar a experiência de nossos passageiros. Muitas vezes os planos mudam e queremos remanejar os compromissos de forma rápida, eficiente e sem prejuízos. Oferecer a liberdade de pagar por um produto apenas se desejado é uma forma de valorizar cada vez mais os nossos clientes”, afirma Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo Latam Airlines.
O produto permite que o cancelamento seja realizado até a data do embarque na seção “Minhas Viagens” do site da companhia. Os créditos de reembolso ficam disponíveis no Latam Wallet para serem utilizados exclusivamente para outros serviços e produtos da companhia. Vale dizer que esses pontos não podem ser utilizados para resgate de passagens com troca de pontos Latam Pass.
A companhia agora também permite a solicitação online de reembolso por Direito de Arrependimento, por meio de sua plataforma. Anteriormente, só era possível fazer o pedido por telefone. Importante salientar que esta opção só está disponível para até 24 horas após a compra da passagem, para voos que tenham a data de embarque em sete dias ou mais.
Embora a digitalização do processo de cancelamento seja uma novidade para o setor aéreo, o produto Latam Flex levantou críticas de profissionais do trade turístico. Entre elas, está a remoção de benefícios que anteriormente estavam incluídos nos bilhetes, os quais são agora comercializados separadamente. Além disso, os créditos são limitados à plataforma e o produto não pode ser adquirido por meio de agências de viagens.
Agenda