O Rio Grande do Norte teve incremento de 82,3% no fluxo de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano. Dentre os principais emissores de visitantes para o estado estão Portugal, que apresentou o maior aumento em relação ao mesmo período de 2022, 286,3%. Além da Europa, Uruguai (143,3%), Paraguai (158,1%) e Chile (86,5%) foram outros destaques. Os dados são da ForwardKeys, ferramente de inteligência contratada pela Emprotur.

“Nós estamos comprometidos em continuar trabalhando para que esses números continuem crescendo. É gratificante vermos que nossos esforços estão gerando resultados, como é o caso do Chile, onde promovemos nosso destino e já conseguimos verificar o incremento de visitantes daquele País”, destaca Roberta Duarte, diretora-presidente da Emprotur.

De acordo com os dados do Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte (Sírio), o tempo de permanência médio do turista chileno no Rio Grande do Norte é de dez dias, a pretensão de gasto médio diário é de R$ 550, isso significa um impacto na economia local, apenas do mercado chileno, de aproximadamente 13 milhões de reais na economia Potiguar.

Desempenho das capitais

Dentre as cinco capitais do Nordeste que mais movimentaram passageiros no primeiro semestre deste ano, Natal destacou-se como a líder, com o maior percentual de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado: 5%. Além disso, a capital potiguar continua consolidada, apresentou a quarta maior circulação de passageiros na primeira metade de 2023, de acordo com a Anac e o setor de inteligência da Emprotur.

O fluxo de passageiros e percentual de crescimento em relação ao primeiro semestre do ano passado foi: Recife, com 4.214.207 passageiros (0,9%), Salvador com 3.328.552 visitantes (3,8%), Fortaleza que teve 2.740.193 turistas (4,2%), Natal com 1.122.637 (5%) e Maceió com 1.115.736 (1,5%).


Leia também: RIO GRANDE DO NORTE PARTICIPA DE EVENTO EM RIBEIRÃO PRETO (SP)