A hotelaria brasileira vive um aumento de atividade no segundo semestre de 2023, impulsionado pelos grandes eventos programados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Como resultado, os hotéis Accor, um dos principais intervenientes no setor hoteleiro, estão a testemunhar um aumento na procura. Além disso, existe uma tendência notável de reservas antecipadas em comparação com o mesmo período de 2022, sublinhando o papel do entretenimento na dinamização do turismo regional.
Guilherme Marques, Diretor de Revenue Management & Distribution da Accor Americas na divisão Premium, Midscale & Economy, observou: “Nos próximos meses, já teremos mais reservas do que no ano passado no Brasil, principalmente em setembro e novembro. Isso se deve em grande parte para eventos e shows internacionais em diversas cidades.”
Essa tendência é particularmente pronunciada em São Paulo, onde novembro deverá registrar um aumento significativo nas receitas devido aos dez dias de shows internacionais de artistas como Alanis Morissette, Roger Waters, Taylor Swift e RBD, além do tradicional Formula 1 Grand Prêmio. Espera-se que estes eventos quase dupliquem a receita reservada em comparação com o mês anterior, com menos eventos.
Em outubro, o interior de São Paulo receberá o festival de música eletrônica Tomorrowland, na cidade de Itu, com público estimado de 180 mil pessoas em três dias. Espera-se que os hotéis em Itu estejam lotados, com cidades vizinhas como Campinas, Jundiaí e Sorocaba também registrando um aumento nas reservas. Marques explicou: “As vendas do período do Tomorrowland estão à frente do ritmo habitual da região e esperamos um aumento de 60% na receita em comparação com o período normal”.
Em Brasília, os shows de Roger Waters e Red Hot Chili Peppers, em outubro e novembro, respectivamente, deverão aumentar em 40% a receita hoteleira da região. Marques concluiu: “Os eventos de entretenimento estão no centro das atenções”.
O impacto desses eventos já ficou evidente no desempenho da indústria hoteleira no primeiro semestre de 2023. Por exemplo, Belo Horizonte registrou um crescimento de receita de 29% durante a 24ª Parada do Orgulho LGBTI+ em julho, em comparação com o ano anterior. Em São Paulo, as regiões da Paulista, Jardins e Centro, mais afetadas pelo evento, tiveram aumento de 37% no faturamento no final de semana (sábado e domingo) durante a Parada do Orgulho LGBTI+ em comparação à edição de 2022.
Outros eventos em São Paulo, como a feira Hospitalar 2023, registraram crescimento de receita de 35%. A Zona Sul, mais impactada pelo evento, teve desempenho ainda melhor, com aumento de 51% na receita. Os hotéis da região do ABC (São Bernardo do Campo e São Caetano) tiveram um crescimento de 55% em relação a 2022.
A 37ª edição do APAS SHOW, realizada em maio no Expo Center Norte, resultou em aumento de 30% no faturamento dos hotéis Accor da Zona Norte. É importante ressaltar que em 2022 as feiras APAS e Hospitalar ocorreram na mesma semana, concentrando a demanda no mesmo período. Portanto, os resultados acima mencionados são ainda mais impressionantes, pois ocorreram em semanas diferentes, permitindo um ganho de receita mais prolongado.
Durante o carnaval, os hotéis do Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Nova Iguaçu tiveram um aumento substancial de receita, com crescimento de 104% em relação a 2022.
Agenda