Começa nesta quarta-feira (27), no Dia Mundial do Turismo, a Abav Expo 2023, uma das maiores feiras de turismo do Brasil. O evento retorna ao Rio de Janeiro para a edição comemorativa de 50 anos, reunindo os principais players do trade turístico brasileiro e mundial no Riocentro para três dias de palestras, negócios e networking. Completando 70 anos de existência, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), deu início à feira com a cerimônia de abertura com as palavras de Magda Nassar, presidente da entidade.
“A história da Abav se mistura com a história do Turismo do Brasil. Nossos negócios eram feitos por telefone, telégrafo, fax, até chegarmos a apenas um clique de distância. Todas essas ferramentas só podem ser acionadas da forma correta através do agente de viagens, figura fundamental do nosso setor”, afirma Magda. “Esse trabalho foi comprovado com o trabalho realizado mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo setor durante a pandemia de Covid-19. Adiante, há possibilidades inimagináveis com novas tecnologias para frente, mas só funcionam quando alimentados e trabalhados pelos agentes de viagens”, acrescenta a presidente.
“Aquele País dividido está para trás e vamos mostrar ao mundo o nosso Brasil único e forte, sendo o Turismo o fio condutor dessa mudança”, pontua Magda. “É motivo de comemoração poder reunir na Abav Expo todas as autoridades que trabalham pelo desenvolvimento do setor neste evento itinerante que deixa frutos por todos os lugares que passa. Serão mais de 37 mil metros quadrados, com seis arenas e mais de 60 apresentações, compondo uma feira 30% maior do que a edição do ano passado, cumprindo seu papel como fomentadora desse importante segmento da economia brasileira”, complementa a presidente.
Como a primeira mulher a comandar a Abav Nacional, Magda aproveitou o momento para homenagear todas as mulheres do setor, destacando o importante papel de sua equipe para a realização da 50ª Abav Expo. A presidente também deu um recado a todos os “abavianos”, reforçando a importância do trabalho dos colaboradores de todas as Abavs estaduais, que apoiam os agentes de viagem e toda a cadeia do Turismo.
Sendo seu último ano na presidência da entidade, em virtude das eleições para o próximo conselho administrativo, Magda também foi homenageada por todos os anos de trabalho pela Abav Nacional e o setor de Turismo como um todo. A homenagem foi realizada na presença de testemunhas dos esforços e sacrifícios da presidente, incluindo seu filho Leonardo Nassar e Jeruza Hara, diretora executiva da Abav Nacional.
Também presente na cerimônia, Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, reiterou a importância do trabalho colaborativo e da escolha do Rio de Janeiro como sede do evento. “Temos que estar sempre unidos, a união é nossa força. Temos que representar a sociedade e o que ela realmente deseja. Parafraseando a própria Magda, o Brasil não é de ninguém, é de todos, e o Rio de Janeiro é a porta de entrada e mola propulsora para o desenvolvimento do Turismo de todo o Brasil”, salienta Queiroz.
“Nesse Dia Mundial do Turismo, gostaria de saudar todos os turismólogos(as), guias, agentes e operadores(as) de viagens”, discursa Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Temos a missão de levar o Brasil para o mundo e trazer o mundo para o Brasil. No entanto, precisamos definir que Brasil é esse que queremos vender”, acrescenta.
“O Turismo é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo que recursos finitos como óleo e gás são 12% do PIB”, informa Freixo. “O Turismo é infinito, é a solução e o futuro do Brasil. Apesar da enorme importância dos parques, hotéis, restaurantes e atrativos para o setor, os responsáveis por trazer os visitantes nacionais e internacionais a esses empreendimentos são os agentes de viagens”, ressalta.
A cerimônia também contou com a presença de Celso Sabino, ministro do Turismo; Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro; Alexandre Sampaio, presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Fabiano Camargo, presidente do conselho da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa); Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil; Luiz Strauss, presidente da Abav-RJ; Patrícia Viana, representante do Sebrae Nacional; Ana Carolina Medeiros, vice-presidente da Abav Nacional; e Fabrício Amaral, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
Confira as imagens da cerimônia de abertura:
O Brasilturis Jornal conta com a transportadora oficial Shift Mobilidade e com proteção Affinity Seguro Viagem durante a 50ª Abav Expo.
Agenda