LATAM Brasil comemora quadro com 5% de colaboradores PCDs

A LATAM Brasil alcançou um marco importante ao tornar-se a primeira companhia aérea do país a contar com pelo menos 5% de Pessoas com Deficiência (PCD) em seu quadro de colaboradores. Esse aumento na representatividade é resultado de uma série de iniciativas implementadas pela área de Recursos Humanos, que envolvem seleções direcionadas e a criação de políticas internas para promover a inclusão e a diversidade na cultura organizacional.

Nos últimos 12 meses, a LATAM registrou um aumento significativo, passando de 370 para mais de 600 PCDs em seus quadros em todo o Brasil, o que representa um crescimento de 68% em relação ao período anterior. A maioria desses profissionais está concentrada em áreas como Aeroportos (41,6%), Manutenção (31,4%), Cargas (12,9%) e Atendimento ao Cliente (3,7%).

Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil, destacou o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho justo e inclusivo. A empresa não se limita a atender apenas as diretrizes legais de inclusão, mas está comprometida em promover uma inclusão genuína, onde os PCDs sintam-se parte da equipe e possam contribuir com suas habilidades em um ambiente acolhedor e seguro.

A transformação cultural na LATAM Brasil para aumentar a representatividade de PCDs contou com a colaboração de todos os líderes da empresa. A comunicação efetiva entre a gestão e o departamento de Recursos Humanos permitiu o desenvolvimento de estratégias para atrair esses profissionais, enquanto os gestores se tornaram defensores ativos da diversidade e inclusão, contribuindo para a formação de um dos maiores grupos aéreos da América Latina de forma inclusiva e segura.

A LATAM tem trabalhado incansavelmente para promover a diversidade e inclusão em diversas áreas. Isso inclui a capacitação dos colaboradores em relação à diversidade, a implementação de processos seletivos inovadores e a definição de compromissos específicos na área de Diversidade e Inclusão. A empresa se esforça para garantir equidade de oportunidades, representatividade de mulheres, aumento da diversidade étnica, cultural e social, e o desenvolvimento de uma cultura global fortalecida pela aceitação das diferenças.

Em 2022, a LATAM alcançou a representatividade de mais de 60% de executivas contratadas no Brasil, demonstrando seu compromisso com a igualdade de gênero. Além disso, a empresa obteve o maior número de tripulantes negros em suas equipes de cabine.

A inclusão de pessoas LGBTQIAP+, mulheres, profissionais com deficiência e negros passou a ser prioridade nos processos seletivos da LATAM em 2022. A empresa também admitiu seu primeiro grupo de estagiários focados na inclusão, com quase 80% pertencentes a grupos considerados minorizados.

Em abril de 2023, a LATAM abriu 60 vagas para PCDs na função de auxiliar técnico nos centros de manutenção de aeronaves, oferecendo oportunidades de formação profissional, incluindo bolsas de estudo para o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica. Isso demonstra o compromisso contínuo da empresa em promover a inclusão e a diversidade em todos os níveis de sua organização.

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados