Por Caroline de Oliveira e Lorena Amazonas

Travessura ou doce? Certamente você já ouviu essa frase. O Halloween, comemorado mundialmente no dia 31 de outubro, é a data mais assustadora e fantasmagórica do ano. O medo, a aventura e a emoção se unem para assustar os mais corajosos.

As tradições do Halloween estão ligadas à cultura celta, povo que habitava as Ilhas Britânicas. Esse povo costumava celebrar o Dia de Samhain, com o objetivo de celebrar o fim do verão e a preparação para o inverno. Porém, os celtas afirmavam que o Samhain era uma ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos e, por isso, realizavam alguns tipos de festejos. 

Pegando essa esteira, diversos parques oferecem, no segundo semestre de cada ano, atrações e atividades diferenciadas, voltadas para quem quer curtir o Halloween. O Brasilturis conversou com seis deles e mostra aqui seus diferenciais.

Hopi Hari 

Localizado no interior de São Paulo, o parque de diversões sedia a 22ª edição da Hora do Horror, que tem como tema, em 2023, Tenebris – A Vingança dos Deuses. Segundo Alexandre Rodrigues, presidente do Hopi Hari, a narrativa deste ano é baseada na mitologia egípcia, onde ocorre um conflito sangrento entre os deuses Seth e Osiris, resultando em um fim caótico e mergulhando o solo egípcio na escuridão. 

Além da celebração do Halloween, o parque está com novidades e atrações para este ano. Entre elas a inclusão da atração Katakumb, que passou por uma reforma e atualização, e a inauguração da nova atração Templo. Entre as atividades especiais para o período estão um show de abertura seguido de uma balada. As áreas abertas do evento também receberam tematização especial. 

Com duração de 60 noites (17 de agosto a 20 de novembro), o Hopi Hari espera receber 550 mil visitantes no período. “O público-alvo da Hora do Horror são jovens de 14 a 30 anos. Contudo, o parque tem atrações durante todo o dia que atendem toda a família. Inclusive, o evento está em sua 22ª edição e tem adultos que frequentam desde a primeira edição”, afirma Rodrigues.

Wet’n Wild 

Também no interior de São Paulo, ao lado do Hopi Hari, o Wet’n Wild deu início a 7ª edição das Noites Macabras – primeiro parque aquático a promover a Hora do Terror. Segundo Ricardo Penteado, diretor de Operações do Wet’n Wild, a edição deste ano é especial e vem cheia de novidades, isso porque o parque comemora 25 anos em outubro.

Segundo Pedro Laredo, coordenador de Eventos do Wet’n Wild, a narrativa deste ano tem como tema Obscuro – Artefatos Malditos e conta a história de dois jovens amigos (Laura e Mateus) que vão para uma floresta e desaparecem. “O pai de Laura assiste ao último story da filha nas redes sociais onde ela fala que está procurando por Mateus, que havia sumido. Preocupado, ele vai até a floresta à procura dos jovens e encontra a jaqueta da filha com um baú, que conta com artefatos malditos. Ao abrir o baú, o pai se corta e o sangue cai nesses artefatos e começa toda a parte dos monstros, onde o pai acaba entrando no meio da história. E essa é a hora que os visitantes vão até a floresta (labirinto com os monstros à solta), para ver se encontram os três. Mas, na parte final, os visitantes não encontram e aí vem a mensagem ‘quem entrar na floresta, ficará preso para sempre’”, explica Laredo.

Com expectativa de receber até 50 mil pessoas em 18 dias de eventos (15 de agosto a 30 de setembro), Penteado informou que apenas no dia 30 de agosto cerca de três mil pessoas visitaram o parque. 

“Nesta edição estamos fazendo um evento um pouco adjacente ao parque, então estamos operando normalmente até às 17h, das 17h às 18h acontece um preparativo com música e show e a partir das 18h começa a abertura do Noites Macabras. Como diferencial para esta edição, terá um labirinto dentro da floresta para proporcionar um cenário bem realista com a narrativa”, comentou o executivo. 

Além do evento em si, para completar a experiência imersiva, o parque também lançou uma alimentação temática, com o Combo Macabro, que consiste em lanche com pão preto, batata frita com molho especial e refrigerante.

Disney

A Disney promove um Halloween não tão assustador – aliás, o nome da festa é literalmente este: Mickey’s not so Scary Halloween Party. Em dias selecionados, que podem ser consultados no site da companhia, os visitantes aproveitam para fazer o famoso trick or treat (travessura ou gostosura) no Magic Kingdom, retirando docinhos em diversos pontos do parque – eles até mesmo fornecem uma sacolinha personalizada para isso.

A festa, que em 2023 acontece de 11 de agosto a 1º de novembro na parte da noite e necessita de um ingresso especial, é propícia para os visitantes se fantasiarem ou usarem apetrechos de Halloween – o que acontece muito. No período, além de ganhar doces, é possível aproveitar as atrações que continuam funcionando.

Para fechar a noite, há um belo desfile, o Mickey’s Boo-to-You Halloween Parade. Ele começa com o cavaleiro sem cabeça, do filme “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, seguido de carros alegóricos com os mais diversos personagens – dos bonzinhos aos malvados. É realmente um espetáculo de encher os olhos.  

Universal

Neste ano, a Universal apresenta a 32ª edição do Halloween Horror Nights, que será realizada de 1º de setembro a 4 de novembro no Universal Studios Florida, e de 7 de setembro a 31 de outubro no Universal Studios Hollywood. 

Os destaques nos dois destinos são as casas assombradas de The Last of Us, um videogame da Playstation que se tornou recentemente uma série de sucesso na HBO, Stranger Things, seriado aclamado da Netflix, The Exorcist: Believer, inspirado no novo filme da Universal Pictures, Chucky: Ultimate Kill Count, baseado no seriado do canal EUA & SyFy, e Universal Monsters: Unmasked, inspirado no legado de monstros cinematográficos da Universal.

Existem também as casas originais, desenvolvidas pelo time criativo da Universal, e que são diferentes em cada destino. No Universal Studios Florida, há casas assombradas e zonas de medo com temas como a Dr. Oddfellow: Twisted Origins, inspirada em um circo bizarro. Já no Universal Studios Hollywood há a Monstruos: The Monsters of Latin America, por exemplo, que traz fantasmas e criaturas do folclore latino-americano. Ao todo, são dez casas assombradas no parque de Orlando e oito no parque de Hollywood, além de shows ao vivo, zonas de medo, comida e bebidas temáticas e produtos especiais para os fãs do evento.

É necessário um ingresso específico do Halloween Horror Nights para acessar o evento. “O Halloween, como fenômeno cultural, está crescendo no Brasil e se tornando uma data comemorada, localmente, por crianças, jovens e adultos. O Halloween Horror Nights do Universal Studios é um evento único. O Halloween Horror Nights faz aspirantes e já apaixonados por Halloween se surpreenderem, a cada nova edição. A equipe criativa da Universal é incansável – todos os anos há novidades”, diz Juliana Pisani, diretora de Marketing da Universal Destinations & Experiences para a América Latina. 

SeaWorld

Em noites selecionadas de 8 de setembro a 31 de outubro, será possível enfrentar no SeaWorld três novas casas mal-assombradas e quatro novas zonas imersivas de sustos inspiradas em diferentes temáticas de terror na festa Howl-O-Scream.

Nas casas mal-assombradas, é possível participar de uma aventura sob a superfície do mar na D3LER1UM666 Laboratories, além de enfrentar perigos congelados na Beneath The Ice – The Meltdown, onde o fogo, gelo e fumaça se confundem. Já na área Dead Vines: Nawlin’s Nightmare, os visitantes passam por um pântano com túmulos. Além das novidades, casas da temporada passada como a Captain’s Revenge in Darkness e a Blood Beckoning estão de volta. 

Busch Gardens

Localizado em Tampa, nos Estados Unidos, o Busch Gardens também promove a Howl-O-Scream entre os dias 8 de setembro e 31 de outubro. Neste ano, a festa de Halloween conta com uma nova casa mal-assombrada, duas novas zonas de sustos e

entretenimento imersivo.

Além das novidades, os visitantes podem aproveitar as já tradicionais casas mal-assombradas de temporadas passadas como Stranglewood Estate, Witch of the Woods e The Residence: Home for the Holidays, assim como as zonas de sustos The Junkyard, Beyond the Veil, The Shortcut e Ravens Mill. 

Os amantes da música podem assistir a nova apresentação ao vivo Rock the Grave, um show que une o rock alternativo e clássico a sucessos do mundo do pop no palco do Festival Fields.

A diversão também fica por conta de um karaokê, na qual os participantes podem escolher a música que irão cantar e ainda tirar uma foto da experiência. Além disso, é possível dançar e tomar drinques especiais na Coke Canopy com a novidade Raveyard.

Para participar da Howl-O-Scream é necessário adquirir um ingresso especial. O evento não é recomendado para crianças e o uso de fantasias não é permitido.