No último domingo (29), a Latam inaugurou o voo direto entre Belo Horizonte e Santiago, operado três vezes por semana. A previsão da companhia é que mais de 46 mil passageiros sejam transportados anualmente entre Minas Gerais e Santiago.
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, explica os impactos positivos para Minas Gerais. “Quando ampliamos a conectividade internacional de Belo Horizonte com o Chile, estamos ampliando também o acesso a destinos internacionais únicos e abrindo mais portas para o Brasil. Isso porque a partir de Santiago é possível conectar-se rapidamente com a Latam para todo o país andino e também para lugares muito procurados pelos turistas, como Sydney, Auckland, Melbourne e Ilha de Páscoa. Em contrapartida, em todos esses destinos também podemos embarcar mais estrangeiros que agora podem descobrir Minas Gerais com muito mais facilidade”.
Os voos da Latam para Santiago decolam de Belo Horizonte/BH Airport todas as quartas, sextas e domingos às 18h20 (hora local) e pousam no destino às 23h20 (hora local). No sentido inverso, decolam de Santiago às 13h06 (hora local) com pouso no BH Airport às 17h05 (hora local). Os voos são operados em aeronaves Airbus A320, e comporta até 174 passageiros. Além disso, permitem a conexão de passageiros que têm como origem ou destino São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Santos Dumont).
Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, celebra o início das operações para o Chile. “ Estamos dedicados em ampliar a conectividade de Minas Gerais com o mercado internacional e nos fortalecer como hub. Em 2023, quadruplicamos o número de destinos internacionais no BH Airport e contamos com uma rota direta para o Chile, que além de Santiago, conecta os visitantes à Nova Zelândia e à Austrália”, ressalta.
Operação sustentável em Belo Horizonte
No BH Airport a Latam iniciou há um ano o projeto-piloto para utilização de energia elétrica em operações de solo. O projeto pioneiro em parceria com a Real Aviation e BH Airport contou com investimento de mais de R$ 30 milhões. Com isso, a operação de Ground Handling de pelo menos 50% dos voos da companhia no aeroporto passou a ser realizada por equipamentos movidos a energia elétrica em vez de diesel.
A iniciativa permite à Latam deixar de emitir 114 toneladas de CO2 por ano no aeroporto. Esse volume corresponde ao consumo equivalente de CO2 dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação atual na localidade.
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