Gramado/RS – Uma das áreas mais cobiçadas do Festival de Turismo de Gramado (Festuris) é o Espaço Luxury, que reúne marcas e fornecedores de viagens de luxo e alto padrão. Sob a curadoria da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), expositores se conectam com agentes cujos clientes pedem por um turismo diferenciado.
O Espaço Luxury reúne mais de 120 marcas nacionais e internacionais em três espaços distintos: Luxury, Portugal – quem contém fornecedores e destinos turísticos do país-, e Wedding, com fornecedores voltados para o setor de casamento. Vale salientar que todas as posições destes espaços foram comercializadas três meses antes do início do Festuris.
Neste ano houve um acréscimo de cerca de 12% de compradores internacionais vindos da Argentina, Uruguai, Chile, México, Colômbia, Peru, EUA, Espanha e Portugal. “Conversamos com nossos expositores e todos elogiam a qualidade das rodadas de negócios que estão sendo realizadas. Entregamos o conceito do luxo também através dos serviço de curadoria, reforçando a melhoria de qualidade que o Festuris tem a cada ano”, destacou Kenia Jaeger, coordenadora dos espaços Luxury e Wedding.
A cada 15 minutos uma campainha toca, sinalizando que o tempo da reunião foi encerrado. Começa então, uma contagem regressiva de um minuto para que a próxima reunião comece. Neste espaço não há tempo a perder, visto que a todo momento um novo acordo pode ser fechado.
O sucesso deste modelo é devido ao planejamento. Antes da realização do evento, houve um credenciamento exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. A partir daí, a Abav-RS assumiu a seleção dos agentes autorizados a terem acesso a estes espaços. “O retorno está muito satisfatório, tenho conversado com as pessoas e recebido bastante elogio pela seleção criteriosa que foi realizada no pré-evento. Foi um trabalho feito a várias mãos, de verificar cada agência que mostrou interesse em participar do espaço e aprovar um por um de acordo com os filtros aplicados”, explicou João Augusto Machado, presidente da Abav-RS.
Sócio da Vera Machado Turismo, João Augusto já ocupou o cargo de presidente em duas gestões passadas, esteve na vice-presidência este ano, tem passagens pela Abav Nacional e voltou a assumir a frente da entidade no RS no início deste mês. “Trabalhamos em prol do associado, em busca das melhores oportunidades para a associação. Voltei com o desejo de que todos trabalhem coletivamente, representando uma melhoria para todo o grupo”, afirmou.
Afinal, o que é luxo?
O Brasilturis Jornal conversou com alguns expositores do Espaço Luxury a fim de entender as demandas do mercado de viagens de alto padrão. O objetivo é compreender o que significa o luxo para segmentos distintos dentro do Turismo. Confira abaixo as repostas obtidas.
Castelo Saint Andrews
Procurado por quem deseja ter a experiência de se hospedar num castelo e ter ao seu dispor serviços como mordomia, concierge e transfer privativo, o Castelo Saint Andrews é uma experiência de hospedagem. “O perfil de quem nos procura é de uma pessoa que busca o conforto durante a hospedagem”, contou Pâmela Silveira, gerente de Contas. Na visão da marca, luxo é um atendimento personalizado onde o hóspede é chamado pelo sobrenome e tem as preferências respeitadas.
FRT Exclusive
Divisão da operadora FRT voltada ao segmento de alto padrão, a FRT Exclusive opera há quatro anos e denomina o luxo como a autenticidade nas experiências vivenciadas. “O luxo é peculiar para cada um mas, para a FRT, ele está nos detalhes. É poder viajar e não ter a experiência turística comum, vivenciando a cultura e dinâmica de determinado destino de maneira autêntica. É poder aumentar a sua cultura por meio das experiências vividas, sendo único naquele destino”, explicou Danielle Meirelles, CEO da FRT Exclusive.
Discover Cruises
A Discover Cruises atende um público que preza por serviços de alto padrão em cruzeiros, tendo uma boa parcela de clientes que já costumam navegar. “Luxo é exclusividade. Dentre várias vertentes como atendimento, espaço, roteiro e destino, o cliente pede por algo menos massificado”, explica Pablo Zaballa, country manager Brasil da Discover Cruises, marca especialista em cruzeiros de luxo e premium, sendo representante exclusivo da Princess Cruises, Cunard Line, Holland America Line, Hurtigruten e Carnival Cruise Line.
Velle Representações
Representante de marcas como a Uniworld Boutique River Cruises, Grupo Scenic e Emerald Cruises, a Velle Representações também atende a um público que já está acostumado a viajar em cruzeiros de alto padrão. Para a marca, o luxo pode ser representado pela experiência. “Parece chover no molhado, mas é a mais pura verdade. O luxo está na experiência. E, no nosso caso, a experiência é representada pela forma com que cada pessoa é tratada, seja no mar ou em terra”, explicou Ricardo Alves, diretor geral da Velle Representações.
Confira abaixo fotos do Espaço Luxury:
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