A Aena assumiu à meia-noite desta segunda-feira (27) a administração do aeroporto de Santarém (PA). O primeiro voo sob a nova gestão foi o Latam 3840, proveniente de Brasília e pouso à 0h39. A primeira decolagem foi do Gol 1743, às 2h58, com destino a Manaus (AM). A concessionária também assumiu a gestão do aeroporto de Carajás esta semana.
Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto paraense recebeu 476 mil passageiros. Em 2022, a movimentação foi de 415 mil embarques e desembarques. Até outubro deste ano, já passaram pelo terminal 350 mil passageiros. O aeródromo de Santarém é o segundo mais movimento do Estado do Pará e receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável. O terminal de passageiros vai triplicar de tamanho, passando de 1,3 mestros quadrados (m²) para 4,4 mil m². A superfície da sala de embarque será triplicada e área pública ficará quatro vezes maior.
Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras, instalação de um Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) na cabeceira 28 e relocação do PAPI na cabeceira 10. Haverá reconfiguração de pátio para oito posições para aeronaves tipo C. Na área externa, será feita uma remodelação do meio-fio. A Aena entrega até dezembro o anteprojeto das melhorias à Anac, com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Santarém é o décimo dessa rodada a passar para o controle da concessionária. A empresa assumirá na próxima quinta-feira (30) a gestão do aeroporto de Altamira (PA).
Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.
Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas (SP), Marabá (PA), Carajás (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
Nos aeroportos do Nordeste, sob administração da Aena desde 2020, a empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar tecnologia, segurança e conforto, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional.
Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.
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