A Latam reforçou, na última segunda-feira (18) em Brasília (DF), junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), o seu compromisso para contribuir com a ampliação da conectividade e do acesso da população brasileira à aviação. A Latam tem o compromisso de fazer com que cada vez mais brasileiros possam voar, como atestam as seguintes ações já em curso: Avião solidário, transportes humanitários, ampliação de assentos, promoções, entre outras medidas.
Por meio do programa Avião Solidário, a Latam já coloca à serviço do Brasil há quase 11 anos a sua capacidade de transporte em atendimento gratuito de cargas e passageiros, principalmente nas emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. Até hoje, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil e transportou gratuitamente 921 toneladas de cargas, incluindo 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 (70% das vacinas transportadas em todo o Brasil).
A iniciativa também já transportou gratuitamente 4,6 mil animais para preservação das espécies. Somente em 2023, o Avião Solidário da Latam já concedeu no Brasil cerca de mil passagens para ONGs parceiras, transportou gratuitamente 60 animais e 78 toneladas de cargas emergenciais para apoiar enfrentamento das enchentes em Recife e no Litoral Paulista, na crise humanitária dos Yanomamis e no socorro aos botos do Amazonas por conta da estiagem, entre outras iniciativas.
Outra ação da Latam pouco conhecida pelo grande público é o desconto de até 80% no valor da passagem aérea para casos de viagens por morte ou internação grave de familiar, que já se refletiu em 13 mil passagens aéreas (o equivalente a 80 voos). Além disso, a Latam transporta gratuitamente órgãos e tecidos para transplantes, além de profissionais de saúde. Em 2023, foram mais de 1,1 mil órgãos e tecidos transportados gratuitamente para todo o Brasil.
Em 2023 a capacidade da Latam no Brasil cresceu 9% em comparação com 2019. Isso em um período em que o restante do setor aéreo reduziu a oferta de assentos em 3%. Em 2019, a Latam tinha 32% do total do mercado aéreo doméstico no Brasil. Hoje, chega a 39%. Além disso, a Latam teve em setembro a menor tarifa média doméstica do Brasil e em 2023 foi a que mais realizou promoções, oferecendo passagens a preços mais baixos durante todo o ano.
Além de todas as ações acima já em curso, a LATAM entende a necessidade de ampliar ainda mais o acesso da população brasileira à aviação. Por isso, comprometeu-se com as seguintes quatro ações para 2024: campanha educativa, “rota da semana”, incrementos no Latam Pass e mais assentos adicionais.
A Latam entende que hoje ainda existem oportunidades para os passageiros encontrarem passagens mais baratas e mais adequadas às suas necessidades de viagem. Por isso, fará ao longo de 2024 uma campanha educacional que ajudará, de forma muito didática e simples, o cliente a comprar melhor. O objetivo da Latam será o de ajudar a encontrar preços mais acessíveis e explicar melhor quando e como adquirir os bilhetes que mais se adaptam às suas necessidades. “Quando a gente tem pessoas que compram da melhor forma possível, elas conseguem comprar a um preço mais baixo”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
A partir de março de 2024, a Latam fará toda semana uma promoção de pelo menos uma rota com passagem abaixo de R$ 199,00. Essa ação estimulará as compras com a antecipação correta para direcionar o acesso aos preços baixos. Para 2024, a Latam orçou mais de R$ 4 milhões para campanhas de vendas promocionais em no site oficial da companhia, ações de Mega Promo e no Big Brother Brasil 2024, além de ações pontuais chamadas de Happy Hour. “Isso vai chamando a atenção para qual é o destino correto e que momento você tem que comprar”, explica Cadier.
Em 2023, a companhia já postergou para abril de 2024 a validade dos pontos LAatam Pass que iam expirar durante a segunda metade de 2023. Agora, a companhia anuncia que, a partir de 2024, a validade dos pontos deixa de ser de dois anos desde que o cliente voe com a empresa. Ou seja, a partir do momento em que o cliente voar com a Latan, ele terá seus pontos revalidados e estes não caducarão sempre que mantenha voos com a companhia. “Com isso, são mais pontos disponíveis para os passageiros utilizarem e são mais passagens que podem adquirir de forma mais econômica”, explica Cadier.
A Latam entende que quanto mais voos, maior a possibilidade de baixar o preço da passagem. Por isso, vai adicionar 10 mil assentos à sua operação no Brasil todos os dias em 2024. “São mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar. Como esses assentos precisam ser ocupados, naturalmente o preço será pressionado para baixo”, finaliza Cadier.
Agenda