BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

EUA eliminam entrevista para certos tipos de vistos em 2024

O governo dos EUA renovou, para 2024, a regra que permite que consulados e embaixadas dispensem a realização de entrevista presencial para a emissão ou renovação de certos tipos de vistos. A regra, publicada no final de dezembro pelo Departamento de Estado americano, vale até o final do ano. O principal objetivo da medida, que vem sendo adotada desde a pandemia, é reduzir a fila de espera nos postos consulares ao redor do mundo, em razão da crescente demanda por vistos americanos.

Em 2024, detentores de um visto americano não imigratório, ou seja, aquele que não concede a residência permanente, poderão renová-lo sem realizar a entrevista consular, contanto que o documento não tenha vencido há mais de 48 meses. A regra se aplica, por exemplo, ao visto de turismo e negócios (B1/B2), que corresponde a mais de 90% das emissões para brasileiros.

Nos casos de solicitação de um visto novo, o estrangeiro também poderá ser dispensado da entrevista presencial caso já tenha recebido, anteriormente, um visto imigratório dos EUA que não o B1/B2 e esse visto não esteja vencido há mais de 48 meses.

“Para quem vai tirar o visto pela primeira vez, sem nunca ter recebido uma autorização anterior, a entrevista consular é mandatória. A única exceção, de acordo com a nova regra do Departamento de Estado, é o visto H-2, destinado a trabalhadores temporários que vão para os EUA atuar na agricultura ou em áreas que tenham picos de demanda sazonal”, explica Rodrigo Costa, CEO do Viva América, empresa especializada em serviços imigratórios.

O executivo explica ainda que, para conseguir a isenção da entrevista nos casos estabelecidos na nova regra do Departamento de Estado, os candidatos devem solicitar o visto em seu país de residência e não podem ter registro de um visto negado anteriormente, a não ser que essa negativa tenha sido superada posteriormente com uma aprovação ou anulada a critério do governo americano. “Além disso, se houver qualquer outra razão aparente de inelegibilidade, a autoridade consular poderá, em ato discricionário, exigir a realização da entrevista”.

A fila de espera para agendar uma entrevista nos consulados e na Embaixada dos EUA no Brasil bateu sucessivos recordes em 2022 e 2023. No ano passado, por exemplo, solicitantes que tentaram tirar vistos dos EUA no Consulado de São Paulo chegaram a ter de aguardar mais de 630 dias – quase dois anos – para a entrevista. Por causa disso, a Embaixada contratou novos funcionários e passou a realizar atendimentos aos sábados, medidas que obtiveram bons resultados.

De acordo com um levantamento realizado pelo Viva América, que monitora a fila de espera para o visto B1/B2, o tempo para conseguir a entrevista consular na capital paulista é de apenas oito dias atualmente, com base na última atualização da pesquisa, referente à segunda semana de janeiro. O agendamento também está mais ágil nos consulados do Rio de Janeiro (40 dias), Porto Alegre (15) e Recife (98). Na Embaixada em Brasília, são 21 dias.

Com isso, a média de espera dos cinco postos diplomáticos dos EUA que emitem os vistos de turismo e negócios no Brasil é de 36,4 dias, a menor desde novembro de 2022, quando o Viva América iniciou o monitoramento. “Houve um esforço muito positivo por parte da Embaixada para contornar os problemas relacionados ao atendimento aos brasileiros. Esperamos que a fila continue em níveis reduzidos ao longo de 2024”, completa Costa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

MSC aposta no Caribe sem Visto...

Roteiro Caribe sem Visto da MSC oferece férias completas no MSC Virtuosa, com embarque na Martinica, sem burocracia e em até 12x sem juros

INNSiDE by Meliá estreia em Higienópolis...

Novo hotel da rede em São Paulo traz conceito que une lazer e trabalho, com estrutura modernizada, restaurante Dock e proposta pet friendly

Turismo brasileiro cresce 6,6% no 1º...

Faturamento recorde e chegada de quase 6 milhões de estrangeiros impulsionam os números do turismo brasileiro no 1º semestre

Meliá apresenta INNSiDE Higienópolis em evento;...

Novo INNSiDE by Meliá em Higienópolis combina lazer, trabalho e experiência pet-friendly em São Paulo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS