Realizado com o objetivo de promover o fomento de Turismo em Pernambuco por meio de rodadas de negócios, palestras e espaços para exposição para buyers nacionais e internacionais com fornecedores, o Visit Pernambuco Travel Show chegou à 5ª edição neste ano. O evento ocorreu no início de dezembro, no Convention Center do Armação Resort, em Porto de Galinhas (PE), e reuniu cerca de 200 profissionais do setor.
Idealizado pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, o evento contou ainda com apoio institucional do Sebrae-PE, Prefeitura do Ipojuca e do Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Ao longo de dois dias, o encontro contou com a participação de 62 buyers nacionais e internacionais, e 39 suppliers, que realizaram cerca de 1,2 mil reuniões. De acordo com uma pesquisa respondida pelos participantes do evento, mais de R$ 112 milhões em negócios devem ser gerados na região em 2024.
De acordo com a mesma pesquisa, 100% dos participantes pretendem participar em outras edições e 40% afirma que o evento superou as expectativas sobre as rodadas de negócio. “O Visit Pernambuco Travel Show vem se consolidando a cada ano e se tornando um evento bastante disputado. Mais um ano contamos com a presença de buyers internacionais que vivenciaram in loco o destino e negociaram com os fornecedores locais”, reforça Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGACVB).
Eduardo Tiburtius, presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinha (AHPG), contou que a ação segue no calendário anual da região devido a sua importância. “Sempre temos novidades, os hotéis estão sempre inovando. Em 2020, conseguimos captar a participação de operadores internacionais e, como resultado, no segundo semestre de 2021, a rede hoteleira foi completamente ocupada – superando os números de 2019. Esse fato comprova a relevância deste evento e mostra que temos um trade turístico muito fortalecido”, destacou.
De acordo com o Porto de Galinhas CVB, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul são as que mais enviam turistas para o destino, sendo o estado de São Paulo o maior emissor, seguido de Minas Gerais. Vale destacar que Porto de Galinhas recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano e tem a Praia de Carneiros como o passeio mais vendido.
Sede de conhecimento
Em paralelo à 5ª edição do Visit Pernambuco Travel Show, foi realizada a 7ª edição do Summit Visit Pernambuco. O evento tem como foco promover palestras de temáticas que abrangem o segmento turístico, como Criatividade, Futuro do Turismo, Gestão, Marketing e Vendas.
Abrindo a programação do Summit, Danielly Aguiar, gerente de Marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), conversou com os agentes de viagens e apresentou atrativos turísticos do estado. Dentre os destaques, a executiva frisou a conectividade aérea. “São seis aeroportos distribuídos pelos 187 quilômetros de extensão de Pernambuco, criando uma malha aérea completa e facilitando o deslocamento interno”, informou.
Carnaval, igrejas históricas, gastronomia e arquitetura estão entre os atrativos de Olinda, cidade-irmã do Recife, capital de Pernambuco. “Fora da época de Carnaval, os proprietários de casas no sítio histórico de Olinda abrem as portas de suas casas para receber visitantes. Alceu Valença, grande cantor e representante de nossa cultura, tem uma casa na cidade que também está disponível para visitação”, explicou a gestora.
Em outro momento, o destaque foi para as experiências e projetos sustentáveis desenvolvidos em Porto de Galinhas, que tem passeios famosos pelas piscinas naturais. Um dos motivos para esta fama é a presença de recifes de corais que atraem diversas espécies de peixes e vidas marinhas. Para manter o cenário e preservar o meio ambiente, nasceu a startup de Biotecnologia e Restauração de Ecossistema Recifal.
Em 2022, a startup lançou o programa de Biofábrica de Corais, que resgata, cuida e faz o replantio de corais em Porto de Galinhas e Tamandaré, ambos destinos localizados no litoral sul de Pernambuco. A iniciativa adere a dez objetivos da ODS e já recebeu cinco prêmios de relevância nacional.
“A nossa perspectiva é criar uma engrenagem que parte de pesquisas realizadas por acadêmicos e que consiga deixar nestes turistas um legado de cuidado com os ecossistemas. Este é um turismo regenerativo que é exclusividade no Brasil”, explicou Rudã Fernandes, gestor da Biofábrica de Corais, que completou afirmando que uma experiência similar a esta só é possível no Caribe ou Mediterrâneo.
Sou Folia
Finalizando a programação do Visit Pernambuco Travel Show, foi realizada, ainda, a 7ª edição do Sou Folia Porto de Galinhas. O evento, que ocorreu no Marupiara Resort, reconheceu os maiores parceiros do destino turístico e premiou as empresas de viagens que mais venderam o destino na última temporada de vendas.
Daniel Coelho, secretário de Turismo de Pernambuco, ressaltou que o prêmio é uma forma de retribuir todo empenho de quem coloca Porto de Galinhas no hall de destino turístico mais buscado do estado. “É um evento que já faz parte do calendário nacional e aqui unimos o trade brasileiro e internacional. Não se trata de apenas vender Porto de Galinhas, é viver o que podemos oferecer. Eu tenho certeza que isso ajuda na divulgação do destino e nas vendas”, comentou.
Cerca de 250 pessoas participaram da ação, que premiou 27 parceiros dentre operadoras, OTAs, brokers e clubes de férias do mercado nacional. Os homenageados deste ano receberam uma peça criada pelo Mestre Nido de Sirinhaém, artista do litoral Sul de Pernambuco.
“Hoje é um dia muito feliz para todos que fazem o Turismo de Porto de Galinhas. Rodamos o Brasil e a América Latina ao longo deste ano vendendo o destino turístico e agora vocês puderam vivenciar Porto e comprovar que tudo que falamos é verdade”, disse Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Neste ano, a festa teve a temática Sou Folia, uma alusão ao carnaval de Pernambuco e contou com show surpresa do cantor pernambucano Alceu Valença.
Confira as empresas homenageadas na 7ª edição do Sou Folia Porto de Galinhas:
CVC | Azul Viagens | Booking |
Decolar | Itaparica | Orinter |
Bancorbrás | Journeys | FRT |
ViagensPromo | BWT | Abreu |
Zarpo | Beds4travel | Infinitas |
Cativa | Diversa | Agaxtur |
Freeway | Coobrastur | WebBeds |
Expedia | Europlus | Trend |
Hotelbeds | Tourmed | BestBuy Travel |
Agenda