Dúvidas, expectativas e esperanças

Mais um novo ano pela frente repleto de dúvidas, expectativas e esperanças. Há poucos dias, no mês de dezembro, tive a oportunidade de me reunir com alguns velhos amigos que, como eu, sentiam-se felizes e realizados por ter feito parte, ao longo destes últimos 60 anos, do animadíssimo mundo das viagens e do Turismo. Uma espécie de “reunião-almoço” para nos despedir de 2023 e brindar, com alegria, a chegada de 2024. 

Em meio a muitas risadas e centenas de histórias deveras engraçadas sobre experiências vividas, é claro que lembramos, com autêntica e doída saudade, os muitos outros colegas que, lamentavelmente,haviam nos deixado, partindo para outra dimensão. Foram horas extremamente divertidas e muito agradáveis, intercaladas com alguns momentos bem sérios, nas quais não puderam faltar, também, genuínas reflexões sobre algumas mudanças, marcantes, em todos os ângulos que margeiam a nossa profissão, tanto estruturais como tecnológicos (novos meios de transporte, modernos sistemas de informação e comunicação, inteligência artificial, novas características nos processos de linguagem, novos modelos mercadológicos, a inconveniente interferência da política em nossos empreendimentos, sem esquecer as visíveis transformações no comportamento, hábitos e desejos dos viajantes, passageiros e turistas, no Brasil assim como em todo o mundo). 

Algumas preocupações permearam o clima de festa quando alguém mencionou certas incertezas no campo econômico e os inevitáveis danos à nossa indústria causados por dezenas de conflitos e guerras acontecendo simultaneamente nos quatro cantos do nosso planeta. Não pudemos deixar de mencionar e comentar, outrossim, sobre o significado e o conceito de renovação em muitos dos seus aspectos, filosóficos e práticos: a nova geração que agora estava dando vida à nossa atividade profissional, transformando a mesma com novas ideias, mais atuais e mais adequadas aos tempos de hoje. Boa parte dos presentes contaram como passaram o comando e a administração dos seus negócios aos seus filhos e/ou filhas que, de forma bem surpreendente, inovaram e ampliaram o sucesso de suas empresas (foi emocionante ver o orgulho nos olhos e na voz de muitos deles). 

Ao nos aproximarmos do término deste delicioso encontro, uma coisa ficou bem evidente: a fé e a confiança de todos em um futuro bem próximo.

Últimas notícias

Costa do Sauípe Open resgata tradição do tênis e reforça reposicionamento do destino

A Costa do Sauípe, na Bahia, voltará a receber...

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Universal Epic Universe recebe equipe da Azul Viagens para visita técnica

Uma equipe da Azul Viagens está em Orlando, na...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Tópicos

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Azul e Itaú lançam cartão Skyline com benefícios exclusivos para viajantes

O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões de crédito...

Latam transporta araras-vermelhas resgatadas para Foz do Iguaçu

O programa Avião Solidário da Latam realizou, na última...
spot_img

Relacionados

Indicação polêmica no Turismo!

Informando a acessibilidade

Explorando o Novo Luxo

Números, pra quê?