O Carnaval está prestes a animar o Brasil, e a festa mais esperada do ano está programada para potencializar ainda mais os números positivos da temporada de cruzeiros 2023/2024. De 9 a 14 de fevereiro, 12 navios, entre cabotagem e longo curso, navegarão pela costa brasileira, com a expectativa de gerar 120 mil visitas de cruzeiristas durante o período, conforme dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – CLIA Brasil.
O Rio de Janeiro (RJ) se destaca como o destino com o maior número de paradas de cruzeiros nesse período, recebendo 11 no total. O Pier Mauá, no Rio de Janeiro, está programado para receber sete navios, com a expectativa de cerca de 16 mil turistas, podendo injetar mais R$ 19 milhões na economia da cidade.
“As viagens de navio movimentam não só o turismo náutico, mas toda uma cadeia que tem relação direta e indireta com o setor, por proporcionar ao turista a possibilidade de conhecer diferentes destinos, em especial nessa época de Carnaval, que as buscas por viagens aumentam. Isso aquece nossa economia e potencializa toda uma cadeia produtiva local”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Segundo a pesquisa “Tendências de Turismo” do Ministério do Turismo, destinos de Sol e Praia lideram a preferência de 51% dos viajantes, o que torna as opções de cruzeiros ainda mais atrativas para aqueles que desejam desfrutar das belezas da costa brasileira com conforto e em diferentes paradas.
O presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, expressa confiança de que esta temporada continuará contabilizando números positivos, proporcionando experiências memoráveis e contribuindo para a economia nacional. Ele destaca que eventos grandiosos como o Carnaval são convites para embarcar e viver novas experiências, especialmente devido ao excelente custo-benefício dos cruzeiros.
A sustentabilidade também é um foco importante na indústria de cruzeiros marítimos. A CLIA destaca que a preocupação com o meio ambiente tem levado a indústria a realizar investimentos e implementar mecanismos para reduzir a poluição e melhorar a eficiência operacional dos navios. Muitas companhias marítimas estabeleceram metas ambiciosas para zerar a emissão de carbono até 2050.
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