A SITA está comemorando seu 75º aniversário, marcando sete décadas e meia de inovação, compromisso e serviço para o setor de aviação. Fundada em 1949 por 11 companhias aéreas pioneiras, a SITA pertence à indústria da aviação e, desde o início, é orientada por suas necessidades.
A história da SITA é marcada por constantes inovações tecnológicas, começando em 1950, quando deu os primeiros passos para criar a maior rede de dados do mundo, que se estendia por 75 centros de comunicação voltados para 52 companhias aéreas. Em 1966, a SITA lançou a primeira rede de trabalho do mundo ao usar os princípios da comutação de pacotes, continuando a aproveitar os desenvolvimentos mais avançados em TI e telecomunicações – contribuindo até mesmo para a criação da Internet em 1969, ao ativar a primeira rede distribuída nodal do mundo.
Ao longo das décadas, à medida que continuou a aprimorar e desenvolver constantemente sua rede, a SITA também expandiu sua experiência para dar suporte a companhias aéreas, aeroportos e governos no processamento de passageiros e bagagens; no gerenciamento de fronteiras; na geração de eficiência digital e na sustentabilidade para aeronaves, além de outras funcionalidades. Em 1984, a tempo de atender às necessidades de todos os clientes para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, introduziu seu sistema Common Use Terminal Equipment (Cute), que multiplicou por dez o número de companhias aéreas que um terminal doméstico dos Estados Unidos poderia atender.
O envolvimento da SITA nos principais eventos esportivos globais não parou por aí, desde o desenvolvimento do primeiro sistema de visto eletrônico do mundo para os Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, até o trabalho em conjunto com o governo, aeroportos e companhias aéreas para integrar a identidade digital e a autorização de viagem para o desembarque otimizado dos torcedores na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Em 2017, apresentou sua inovadora tecnologia de gerenciamento de identificação biométrica, chamada SITA Smart Path, que tem como objetivo proporcionar viagens fluídas de passageiros, apoiando a mudança de terminais e empresas aéreas para jornadas digitais sem contato durante a pandemia de Covid-19, evoluindo para o futuro com identidades digitais universais.
“Ao celebrarmos nosso 75º aniversário, continuamos firmes em nosso compromisso de reinventar as viagens e o transporte”, ressalta David Lavorel, CEO da SITA. “Nossa visão é alimentada por nossa paixão pelo setor, nossa experiência voltada para o futuro e nossa dedicação em impactar positivamente os negócios de nossos clientes”, acrescenta.
O foco da SITA em um setor em rápida evolução é evidente em sua direção estratégica, que enfatiza a flexibilidade, a agilidade e a inovação. A empresa está comprometida com as transições contínuas para soluções em nuvem e Software as a Service (SaaS), bem como com jornadas de ponta a ponta com dados e visibilidade para otimizar as operações e os pontos de contato. Entre as principais prioridades estão a excelência operacional, a transformação digital e a sustentabilidade do setor, incluindo a otimização do Turnaround Time (TAT), ou o tempo que leva entre o pouso e a decolagem de uma aeronave, assim como viagens totalmente biométricas e aeronaves eficientes.
“Ao olharmos para o futuro, para além do aniversário de 75 anos, a SITA continua dedicada a moldar as viagens e o transporte”, continua Lavorel. “Nossos investimentos contínuos em inovação e iniciativas estratégicas ressaltam nosso compromisso de promover mudanças positivas no setor. Nossa direção estratégica reflete investimentos significativos autofinanciados para explorar oportunidades e alcançar um crescimento orgânico e inorgânico sustentável. Temos o compromisso de cumprir os principais itens da agenda, incluindo excelência operacional, sustentabilidade, agilidade e resiliência”, finaliza.
O papel de liderança da SITA no setor de viagens e transporte se estende à conquista da liderança em tendências, tecnologias e requisitos do setor em rápida evolução. A empresa está focada em desenvolver sua liderança existente, além de novas áreas de crescimento, como aeroportos regionais, aeroportos verticais, sustentabilidade, gerenciamento de tráfego aéreo, viagens digitais e documentos de identidades, setores marítimo e ferroviário.
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