Curitiba/Paraná – Foi dada a largada em mais uma edição do Expo Turismo Paraná, evento promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), que realizou a solenidade de abertura nesta quinta-feira (7). O evento se estende até a próxima sexta-feira (8) e ocorre no Viasoft Experience, na capital paranaense. Focado nos profissionais do Turismo, o Expo Turismo conta com capacitações, reuniões institucionais, rodadas de negócios e eventos paralelos. A associação organizadora considera que o agente de viagens é o grande elo que une todos os players da extensa cadeia do Turismo.
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, após homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março, destaca o papel da mulher no setor. “Temos um papel fundamental na decisão das viagens. Eu fico feliz em poder representá-las e parabenizar a todas. Que nessa busca pela igualdade, que trabalhemos dois princípios: o respeito e o aprimoramento profissional, Tenho orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo no instituto”, declara a profissional.
João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav-PR, agradeceu a presença dos líderes presentes no evento de abertura do Expo Turismo Paraná e abriu a 28ª edição do evento reforçando que o Turismo está forte devido ao foco nas políticas públicas. “No último ano, em 2023, o Turismo teve papel preponderante para o segmento de serviço. O IBGE destaca o papel dos agentes como motores da economia. Tivemos o terceiro maior crescimento econômico, acima da média nacional. Nosso estado se tornou rota de cruzeiros em dezembro com a MSC com embarque e desembarque em Paranaguá”, lista o profissional.
Ainda de acordo com o profissional, mais de 7 milhões de turistas visitam a Curitiba, que acumula ainda mais títulos e reconhecimentos nacionais e internacionais. “Que trabalho lindo a capital vem fazendo. Curitiba é um dos destinos mais procurados do Brasil. Somos um destino inteligente e temos mais a contar. Essas e outras novidades vocês terão aqui na Expo Turismo Paraná”, declara.
Paulo Cesar Nauiack, diretor da Fecomércio-PR, aproveitou o momento para falar sobre o sistema, que, segundo ele, atua com muita intensidade e que continua trabalhando para incrementar o turismo local. “Estaremos inaugurando, em abril, para abertura em maio, uma unidade hoteleira em Cascavel, para incentivar o turismo de agronegócio e local, a riqueza paranaense. Queremos fazer parte desse ecossistema, trazer essa riqueza para o estado”, diz.
Vitor Roberto Tioqueta, superintendente do Sebrae, apresentou números importantes, como o fato de o setor engloba mais de 160 mil empresas no Paraná e que a intenção é continuar trabalhando no alavancamento do mercado de Turismo. “Nós temos empresas em 100% dos municípios. O Turismo acontece em todos os municípios e 94% são representadas por micro e pequenas empresas, que é o foco do . Temos essa visão da representantividade desses empresários. E a Expo Turismo, como feira profissional, evidencia os produtos do Paraná”, evidencia.
Marcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná, promove o modo como Curitiba vem se desenvolvendo e lista motivos para se orgulhar. “O Brasil cresceu 2,7% e o Paraná cresceu 7,8%, ou seja, três vezes mais do que o País. Se fosse um país, seria o que mais cresceu no mundo. Só o Turismo do Paraná cresceu 10%. Isso mostra que estamos no caminho certo”, conta o executivo, que também cita o crescimento de 51% no fluxo de visitantes internacionais, o aumento de 203% no fluxo de visitantes internacionais que chegam no modal aéreo e a geração de 9 mil empregos turístico no estado.
Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, parabeniza pelo trabalho realizado na capital. “Nunca vi um verão tão bom, um ambiente tão feliz. É um Turismo que se fortaleceu muito, principalmente nos seus acessos, incrementando o turismo religioso, por exemplo”, comemora. Pimentel também incentiva a contínua parceria pública-privada que resultam em claros movimentos, como os 2 milhões de turistas que visitaram a capital durante o Natal. “Meu compromisso é com o Turismo. No que depender de mim, essa política pública continuará sendo prioridade. Essa é a nossa missão”, encerra Pimentel em seu discurso.
Para fechar a sequência de discursos da abertura do Expo Turismo Paraná, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, alinhou seu discurso com os demais representantes, listando os demais motivos para contemplar o significativo crescimento turístico na capital e cita movimentações e calendário de eventos que farão parte da programação do destino paranaense, que refletem na média anual de 70% na ocupação hoteleira.
“Precisa haver operação, vontade de fazer. Ninguém pode vir a Curitiba que não seja convidado para ir a Foz do Iguaçu, não existe nada mais bonito no mundo. Há também o litoral tão lindo, de praias alargadas, há o paraíso a Ilha do Mel e a Ilha das Peças e há os endereços extraordinárias das grandes rotas metropolitanas”, enumera o executivo, que também fala sobre o trabalho de incentivo no fluxo turístico para o inverno, concluindo o seu discurso. “Nós queremos avançar cada vez mais. Viva o Turismo do Paraná”, encerra.
Para finalizar o evento de abertura, foi assinado um protocolo de intenção para promover o inverno de Curitiba. A assinatura marca o comprometimento em diversificar a oferta turística, gerando fluxo, fomentar a atividade turística e fomentar o calendário de Curitiba. A ideia é que esse movimento fortaleça a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico.
A reportagem do Brasilturis viaja a convite da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) com proteção Affinity Seguro Viagem
Agenda